5 passos para construção de um business dashboard 1 Comentário


Ao elaborar um business dashboard, é importante observar as orientações abaixo e seguir alguns passos:

1) Conheça o público-alvo

As informações que serão disponibilizadas e o layout em que deverão ser visualizadas irá variar de acordo com o grupo que receberá o relatório. A alta diretoria da empresa solicitará menos indicadores, mas com visibilidade rápida e análise simples para entender a situação atual enquanto que os gerentes e coordenadores podem pedir informações mais detalhadas para investigar os resultados.

2) Defina indicadores, visões e layouts “a várias mãos”

Antes de sair desenvolvendo, criando bases de dados, consultas, macros, gráficos e planilhas, crie um “boneco”, ou seja, um exemplo visual e fictício de como deverá ficar o dashboard. Reúna-se 15 minutos com as pessoas que receberão o relatório e valide os indicadores e o layout do entregável. Acredite: melhor gastar algum tempo nesta parte que entregar algo que ninguém irá utilizar.

3) Abuse da sua capacidade criativa e visualização

É muito mais agradável poder visualizar um dashboard bem distribuído, com rótulos destacados para o que é mais importante, efeitos coloridos (mas não muito coloridos), gráficos diferentes mas coerentes com a informação a se passar. Não devemos julgar a qualidade do produto pela embalagem mas, frequentemente, é o que as pessoas irão fazer. Utilize a Internet para enriquecer suas idéias sobre que mostrar.

PassDash

4) Adicione inteligência ao dashboard

É esperado que você analise as informações antes de divulgá-las. Adicione insights, constatações e recomendações que você mesmo pôde extrair do dashboard, comunicando aos seus destinatários ao disponibilizar o relatório. Inserir uma análise importante no corpo do e-mail agregará muito valor ao seu report, facilitará a vida dos gestores e levantará interesse no detalhe. Pense como uma “manchete de jornal” chamando atenção para a notícia na íntegra.

5) Esteja tecnologicamente amparado

Definidos todos detalhes, indicadores, layout e público-alvo, tome cuidado para não ficar bloqueado na hora da execução. Seja utilizando o Microsoft Excel, Access, Web, softwares específicos ou qualquer outra ferramenta disponível, certifique-se de que o processo esteja bem estruturado e automatizado para não esbarrar em problemas como inconsistência dos dados ou entrega após o prazo estipulado (principalmente quando for um dashboard periódico).

1,770 total views, 2 views today

Summary
Article Name
5 passos para construção de um business dashboard
Description
Ao elaborar um business dashboard, é importante observar as orientações abaixo e seguir alguns passos: 1) Conheça o público-alvo As informações que serão disponibilizadas e o layout em que deverão ser visualizadas irá variar de acordo com o grupo que receberá o relatório. A alta diretoria da empresa solicitará menos indicadores, mas com visibilidade rápida e análise simples para entender a situação atual enquanto que os gerentes e coordenadores podem pedir informações mais detalhadas para investigar os resultados. 2) Defina indicadores, visões e layouts "a várias mãos" ....
Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “5 passos para construção de um business dashboard