7 Coisas que Você deve PARAR de Fazer 2 comentários


Por Vanessa Van Edwards, de Science of People

Para construir uma melhor conexão com as pessoas, listei algumas coisas que devemos PARAR de fazer para sermos melhores com os outros: hábitos, comportamentos e ações que precisamos eliminar.

1: Pare de Procurar Confirmação

Você é valioso. Você é impressionante. Você é fantástico. E no fundo, você sabe disso! Pare de procurar pela confirmação nas outras pessoas. E por quê?

Não funciona. Se você não se sente valioso por dentro, nada do lado de fora vai realmente ajudar. Procure por maneiras de se sentir confiante pelas suas próprias ações – e não pelas palavras dos outros.

2: Pare de Desculpar-se por Quem Você é

As desculpas são importantes. E você deve sempre se desculpar pelo que fez, mas nunca se desculpar por quem você é. Não se desculpe por compartilhar sua opinião. Não se desculpe por ser autêntico. E, certamente, não se desculpe por ser você mesmo. Eu costumava dizer, “Me desculpe por amar a ciência” antes de compartilhar um estudo científico relevante. Alguém me chamou uma vez dizendo algo como “Não se desculpe por amar a ciência, domine isso!” Ela estava certa. Agora é sua vez.

E por quê? Quando você para de se desculpar, você começa a ser dono de suas opiniões, crenças e da sua voz. Nas próximas semanas, conte todas as vezes que você se desculpou desnecessariamente. Examine a circunstâncias. Você realmente tinha culpa? Ou estava apenas com medo?

3: Pare de “Ser Melhor”

Esta é uma história engraçada, mas aqui está uma mais engraçada! Esta é uma grande ideia, mas sei de uma melhor. Você é esperto, eu sou mais esperto! “Ser melhor” é quando você pega uma ideia de alguém e conta como você fez melhor, mais inteligentemente ou mais rápido que ele.

Por quê? Nada tira a graça de alguém mais rapidamente que um “bonzão”. Sua história “melhor” não o faz parecer mais impressionante, apenas o faz parecer exibido – eu sei que você não tinha esta intenção, mas é assim que parecerá para os outros.

4: Pare de Exagerar

Eu quase chamei esta de “Pare de Mentir”, mas creio que exageração é um comportamento mais acurado para a maioria das pessoas. Exagerar inofensivamente pelo bem de uma boa história não é sobre o que estou falando aqui. Estou falando de aumentar um boato, amedrontar as pessoas ou criar drama.

Por quê? Boatos e fofocas nos dão poder. Há um motivo pelo qual tantas pessoas fofocam. Nos sentimos bem por saber das coisas. Mas exageração e boatos são uma das formas mais inautênticas de se interagir com as pessoas, por que você está dramatizando para você mesmo e para os outros. Um dia, meu marido me disse que eu exagerava demais. Isso aconteceu logo depois que eu disse à ele: “A falta de produtos orgânicos em nosso supermercado local está me matando” e ele disse: “Mesmo? Está te matando? Devo chamar uma ambulância?”. Mensagem captada. Minha crença: Fale com exatidão, minta menos, pare de gerar boatos.

5: Pare de Pré-Qualificar

Eu sei que essa pode não ser importante, mas… Não tenho certeza se está certo, mas… Quantas vezes você esteve em uma sala de reunião ou sala de aula e alguém levanta a mão para responder mas toma os primeiros 10 segundos pré-qualificando o que vai dizer? Isso acontece quando estamos tão nervosos que qualquer coisa que formos dizer não será bom o suficiente.

Por quê? Não apenas rebaixa seu ideia (veja 2: Desculpando-se), mas também dá sinais aos outros para não escutar a sua valiosa opinião. É meio duro, mas esta é um regra que eu tenho para mim mesma e espero que você considere implementá-la:

Se você tem que pré-qualificar sua opinião, não diga nada. Se está tão nervoso que não consegue dominar sua resposta, então, talvez, ela não esteja pronta para ser compartilhada.

6: Pare de “Ser Pior”

Se você acha que isso é ruim, espere até ouvir o que aconteceu comigo! Você já compartilhou alguma má notícia ou dificuldade com alguém e eles rebatem com uma história “ainda pior”? “Ser pior” é o inverso do “Ser Melhor” e é horrível! Se alguém teve um dia difícil, deixe-o ter o seu dia difícil e mostre empatia.

Por quê? Quando você “se piora” para alguém, você está rebaixando os sentimentos do outro. Está rebaixando suas necessidades. Está rebaixando-o como pessoa. Não apenas por que o faz se sentir terrível, você também perde uma oportunidade de conexão com esta pessoa – ao invés de se sentirem mal por você, sentem-se mal por si mesmos por que você descartou algo que importava para eles.

Nota especial: Algumas vezes, as pessoas pensam que ao compartilhar suas dificuldades, fazem o outro se sentir como se não estivesse sozinho. Isto é verdade até certo ponto, mas há uma diferença entre comiseração e “ser o pior”. Você pode dizer que sabe como eles se sentem, mas não diga que os seus sentimentos são piores ou mais notáveis.

7: Pare de Fingir

Você não precisa fingir para ser alguém que não é. Pergunte-se se você já fingiu ser algo que você não é. Acontece quando está perto de certas pessoas? Que lugares te fazem se sentir pequeno? Descubra por que você não se sente bom o suficiente. Livre-se dos gatilhos. Pare de ir a lugares que te fazem sentir como se tivesse que fingir. Decida dominar quem você é.

Por quê? Quando você aparece dominando quem você de fato é, as pessoas irão lhe respeitar e a sua autenticidade brilha. Quando você finge ser alguém que não é, perde a oportunidade de se conectar genuinamente com outra pessoa.

Por que criamos estes comportamentos? Tem tudo a ver com auto-estima. Quando achamos que não merecemos amor, atenção e conexão, “tentamos ser algo melhor” para ter auto-aprovação e fingimos ser algo que não somos para ganhar mais elogios. Estou aqui para dizer que você é valioso (a) – você apenas tem que descobrir o porquê. Então, aqui vai um desafio para você:

Desafio

Escreva 10 coisas das quais você é mais orgulhoso.

Podem ser habilidades, atributos, eventos passados ou coisas na sua vida. As qualidades, sucessos e coisas em sua vida das quais você tem orgulho são as coisas quem irão compor seu valor íntimo. Olhe para esta lista e tenha-a sempre em mente. A hora é agora!

Extraído de Science of People.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

475 total views, 1 views today


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários sobre “7 Coisas que Você deve PARAR de Fazer