Canvas: Plano de Negócio em Uma Página


O que é canvas? Canvas é um modelo que baseia-se em uma moldura para construir, organizar, estruturar e avaliar idéias de uma forma lúdica em relação ao modelo de negócios. Arrisco dizer que se trata de um plano de negócios em uma página.

O business model canvas foi desenvolvido com o intuito de reunir vários conceitos de plano de negócios, existentes em várias literaturas e teorias – no fundo o modelo central é sempre o mesmo. O canvas pode ser aplicado para desenvolvimento de modelo de negócio novo ou existente, como um planejamento estratégico.

Você pode utilizar um grande pôster em branco, uma cartolina, um painel ou uma folha de papel sulfite para resumir um planejamento de centenas de páginas em idéias principais que são, afinal, o escopo central de qualquer projeto.

Vantagens

Ao invés de utilizar o convencional raciocínio linear, redigindo um plano de negócios formal ou plano estratégico, o canvas utiliza um método que estimula o raciocínio não linear, criativo e mais participativo. Isso por que as pessoas podem participar de forma mais engajada na modelagem do plano, e não separar as partes de responsabilidade de cada um, criando o famoso trabalho Frankenstein. Através do canvas, todos participam de todos os aspectos do negócio e se envolvem ativamente.

Aspectos do Modelo de Negócio

Business Model Canvas

Business Model Canvas

  • Parceiros-chave: São as alianças e parcerias que complementam a proposta de valor da empresa. Em uma empresa de bebidas, os parceiros-chave podem ser os fornecedores de embalagens e as empresas com as quais ela trabalha em uma joint venture, por exemplo.
  • Recursos-chave: Os recursos-chave são aqueles utilizados para criar e agregar valor para os clientes. São considerados ativos da empresa e necessários para dar suporte ao negócio. Recursos-chave podem ser humanos, financeiros, físicos / virtuais ou intelectuais.
  • Para uma empresa de consultoria, um recurso chave são os consultores e o conhecimento experiência utilizado.
  • Atividades-chave: As atividades mais importantes que levam a empresa a cumprir sua proposta de valor. Por exemplo, para uma padaria, uma atividade principal seria fabricar e oferecer pães.
  • Proposta de valor: São os produtos ou serviços que a empresa oferece para o mercado, de forma que agregam valor em suas soluções e como se diferencia dos concorrentes atuantes em seu segmento de clientes.
  • Relacionamento com Cliente: Como a empresa se relaciona com seus clientes e como gerencia sua carteira.
  • Canais: O meio pelo qual uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de distribuição de uma empresa
  • Segmentos de Clientes: O público-alvo da empresa para cada um de seus produtos ou serviços oferecidos.
  • Estrutura de Custos: Todos os custos monetários envolvidos no modelo de negócio.
  • Fluxo se Receitas: É a forma como a empresa ganha dinheiro através de vários fluxos de receita.

Como utilizar o canvas?

Antes de tudo, reúna os principais responsáveis ou cooperadores do projeto para que participem ativamente na modelagem do negócio ou do planejamento estratégico. 

Clique aqui, faça a o download do modelo de canvas e imprima-o, preferencialmente em papel de dimensões grandes.

Cada participante pode contribuir, pegando post-its, escrevendo uma característica e colando na respectiva área do canvas.

Alternativamente, podemos imprimir em um papel A4 comum e escrever cada característica de acordo com os aspectos do modelo de negócio – ficará apertado para utilizar post-its, mas também é uma opção. Além disso, é possível pegar uma cartolina e desenhar os quadros do canvas, respeitando o modelo fornecido (e seus aspectos do modelo de negócio).

 Conclusões

Concluímos que o canvas permite reunir e organizar os principais pontos (pontos-chave) do negócio e fornece uma rápida referência para situar a empresa ou o projeto em questão. Ele não elimina a construção de um plano de negócios ou planejamento estratégico mais detalhado e elaborado, mas auxilia, antes de tudo, a definir o escopo e desenvolver e compartilhar ideias criativas – aspecto importantíssimo na busca de soluções e produtos/serviços inovadores.

down_icon  Download | Modelo para Canvas

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

2,189 total views, 3 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *