Como Calcular ROI? 5 Comentários


É um indicador comumente utilizado nas empresas para avaliação do retorno do investimento realizado, de fato, ROI significa “return on investment” ou retorno sobre o investimento. Representa a quantidade de dinheiro ganho ou perdido em função de um investimento realizado, deduzidos os custos ou demais gastos.

O ROI pode ser aplicado em várias esferas de atuação, como um investimento em um tipo de negócio específico, projeto, produto ou campanhas de publicidade, por exemplo. Para estimar o retorno sobre o valor gasto em um investimento é necessário que possamos estimar ou aferir o volume de dinheiro que será gerado a partir do investimento. Por isso, o ROI é largamento utilizado, por exemplo, para atrair investidores para novas empresas ou projetos: maior o ROI, maior a atratividade do projeto.

O ROI pode ser previsto, exigido ou efetivo:

  • Previsto: É um retorno estimado com base no lucro previsto no projeto ou negócio. As premissas precisam ser bem estabelecidas para uma análise bem fundamentada possilibilitar a previsão de quanto dinheiro será gerado, a partir deste investimento.
  • Exigido: Como um investidor é possível estabelecer metas de lucratividade no negócio ou projeto que são mandatórias. Qualquer resultado previsto que é abaixo destas metas decarta automaticamente o projeto ou negócio.
  • Efetivo: É o retorno real sobre o investimento aferido sobre bases reais, após os resultados, sempre realizado posteriormente.

Como calcular o ROI?

Existem várias fórmulas para cálculo do retorno sobre o investimento, mas a mais comumente utilizada é a seguir:

roi1

Onde o retorno do investimento é o montante de dinheiro gerado e custo do investimento é o montante de dinheiro gasto em forma de investimento no projeto.

Calculando o ROI no Excel

Supondo a tabela na figura 1, em uma empresa nova de calçados, consideramos um investimento total realizado de R$ 500.000,00.

Figura 1: Informações para cálculo do ROI.

Figura 1: Informações para cálculo do ROI.

Figura 3: Cálculo do ROI.

Figura 2: Cálculo do ROI.

No primeiro ano, a empresa devolve R$ 800.000,00 sobre o seu lucro para o investidor.

Para calcular o retorno sobre o investimento, considerando os valores dipostos nas células como na figura 1, utilizamos a fórmula: =(C4-C3)/C3

O resultado da fórmula é 60%, ou seja, sobre o valor investido, o investidor obteve 60% adicionais.

O Fator Tempo

Figura 3: Qual o maior retorno em dois projetos, em tempos diferentes?

Figura 3: Qual o maior retorno em dois projetos, em tempos diferentes?

Se observamos o retorno sobre o investimento nos dois projetos exibidos na figura 3, poderíamos tirar a conclusão que ambos têm a mesma atratividade para um investidor. Mas está errado!

O projeto B propõe este retorno em 3 anos enquanto o projeto A, oferece a mesma taxa de retorno em 2 anos. O projeto A é o melhor, então?

Para confirmar esta hipótese, precisamos incluir na fórmula o fator tempo, mensurado em Juros, também conhecido como custo do capital. Considere que você tomaria os 500 mil reais ou 150 mil reais no banco para realizar o investimento, a 25% de juros ao ano. Quanto mais tempo você levar para receber o retorno e pagar o investimento, menor será o ROI.

Utilizamos a fórmula VP, no Excel, para trazer o retorno do valor do investimento ao valor presente, considerando a taxa de juros:

=VP(‘taxa’;’per’;’pgto’;'[vf]’;'[tipo]’), onde:

  • ‘taxa’: Representa o valor ou célula que contém a taxa de juros, por exemplo, fixa, utilizada no período;
  • ‘per’: O período total de pagamentos de um investimento;
  • ‘pgto’: É o pagamento efetuado a cada período, no investimento;
  • ‘[vf]’: É o valor futuro ou um saldo em dinheiro que se deseja obter após o final do projeto;
  • ‘[tipo]’: O valor lógico deve ser 1 para pagamento ao final do período ou 2 para pagamento no início do período. Opcional.

Desta forma, na fórmula anterior do ROI e considerando uma taxa de juros, substituí-se o retorno do investimento pela fórmula =VP(20%;C5;0;-C4;0). Finalmente, a fórmula é: =(VP(25%;C5;0;-C4;0)-C3)/C3 =(VP(25%;D5;0;-D4;0)-D3)/D3, respectivamente para os projetos A e B.

De fato, confirmamos que o projeto A é mais atrativo, aliás, o único, afinal o projeto B traz um retorno negativo quando olhamos o montante gerado em relação aos juros que devem ser pagos sobre o empréstimo.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

4,750 total views, 1 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Como Calcular ROI?

  • ANTONIA

    SR CAMPOS NAO SO BRASILEIRA, TENHO UM PROJETO FAZ 5 ANOS NO BRASIL, NA AREA DE FABRICACAO DE MAQUINAS AGRICOLAS, O PROJETO E INOVATIVO E MUITO BOM , COM PRODUTOS MUITOS REQUERIDOS NO MERCADO, MAIS ESGOTEI OS MEUS RECURSOS, E AGORA ESTOU EM UMA SITUACAO FINANCEIRA QUE PODE QUEBRAR A EMPRESA, NECESSITO INVESTIDORES,
    DEVO APRESENTAR UM ROI, MAIS NAO SEI CALCULARLO DE FORMA CORRETA DEVIDO AS INUMERAS VARIAVEIS QUE O MERCADO METALURGICO E AGRICOLA APRESENTA.
    PODE ME AJUDAR?

    View Comment
    • Paulo Campos
      Paulo Campos Autor do post

      Olá Antônia! Tudo bem? Acredito que nessa situação deve estimar o retorno através do ROI previsto. Quanto você projeta vender nos próximos anos? Ainda, estimar suas vendas é uma tarefa difícil, mas você pode se basear no histórico de vendas, na expectativa de crescimento deste mercado onde atua. Procure associações ou bases de informação gratuitas como o IBGE para fundamentar sua projeção. Ainda, pergunte se há maneiras de reduzir seu custo, aumentando seu lucro. E depois, posicione quanto dessa margem você pretende devolver ao investidor e em quanto tempo. Espero ter ajudado! Grande abraço

      View Comment