Como coletar dados de pesquisa usando o Google Docs 2 Comentários


Provavelmente você já ouviu falar do Google e a imensa variedade de ferramentas que eles oferecem. Uma delas é o Google Docs que permite criar, editar, salvar e compartilhar documentos nos padrões muito semelhantes ao Word e o Excel.

Como profissional de qualquer área, havemos de assumir que uma investigação a partir da coleta de dados primários sempre será essencial para entendermos como melhor atuar dentro de um contexto. Para isso faz-se necessário realizar uma pesquisa de mercado, de satisfação, de qualidade, de comportamento, pesquisa eleitoral, enfim, qualquer que seja a pesquisa que se encaixa no seu respectivo ramo de atuação.

Já disponibilizamos uma ferramenta em Excel que permite tabular o resultado de uma pesquisa de forma mais rápida, prática e que permite analisar mais agilmente os relatórios finais: clique aqui para ver. Mas poderia ser utilizada exclusivamente para fins de uma pesquisa onde a coleta de dados é física (em papel).

Como a tecnologia evoluiu (e evolui sempre), hoje temos a pesquisa virtual e o preenchimento de formulários web que são automaticamente tabulados em uma base de dados pronta para ser analisada. Existem vários provedores deste serviço, mas você sabia que o Google oferece esta ferramenta gratuitamente?

Não há necessidade de construir nada complicado, nem conhecer programação ou qualquer outra linguagem técnica: a interface Web do Google faz tudo pra você!

Sem muito esforço, vamos demonstrar como construir um formulário para coleta de dados.

1) Crie uma conta do Google, acesse o Google Drive

Caso não possua uma conta do Google, clique no link https://accounts.google.com/SignUp para criar seu usuário e senha e utilizar este tipo de serviço.

Após logar-se em sua conta, acesse o Google Drive, localizado no menu superior direito da tela inicial. Este menu é editável, então, caso não encontre o botão para acessar o Google Drive, acesse este link: https://drive.google.com/

gforms1

2) Crie um Formulário

Clique em “Criar” e selecione “Formulário” para criar um formulário de pesquisa.

gforms2

3) Edite o conteúdo do formulário

gforms4

Você verá a tela de edição do Google Docs, com várias opções que possibilitam alterar o título do Formulário e da pergunta (1), incluir dicas de ajuda sobre a pergunta (2) e alterar o tipo de pergunta e da resposta (3) que poderão ser:

  • Texto: Um campo para inserção da resposta, que pode ser aberto (qualquer tipo de resposta) ou com validação de dados (ou seja, significa que pode-se incluir algumas restrições como tamanho do texto, somente números, número que deve ser maior que ‘x’, ou mesmo restringir as palavras que devem estar contidas no campo etc);
  • Parágrafo: Utilize esta opção para permitir uma resposta qualitativa, pois o tipo de campo permite uma longa descrição como resposta à pergunta, por exemplo, “P: Descreva como você imagina o novo produto x?” As mesmas validações para o tipo “Texto” são disponíveis aqui, exceto validações de número.
  • Múltipla escolha: O respondente deve selecionar apenas uma opção entre as oferecidas.
  • Caixas de seleção: O respondente deve selecionar uma ou mais entre as opções oferecidas.
  • Escala: Utilize para avaliações de nota maior ou menor para uma determinada afirmação, por exemplo, “Como você avalia a qualidade de nossos serviços, sendo 5 para o melhor e 1 para o pior.”
  • Grade: Podemos utilizar a grade para atribuir “conceitos” ao invés de “notas” para uma determinada afirmação ou pergunta. A grade permite incluir as suas perguntas ou afirmações em linhas, e as respostas em colunas (como mais logicamente utilizado), exemplo abaixo:

gforms3

  • Data ou Horário: Permite inserir campos que auxiliam e validam o preenchimento de uma data ou horário específicos.
Todas as perguntas tem opção de preenchimento obrigatório ou não, opção localizada ao lado do botão “Concluído”, no qual você irá clicar para finalizar a edição do formulário.

Em página de confirmação, edite a resposta que será gerada ao respondente ao finalizar o preenchimento (1) e altere as demais opções oferecidas, caso necessário:

gforms5

No menu superior, clique em “Alterar Tema” para escolher um tema pré-definido para o seu formulário e que também possível ser editado, clicando no botão “Personalizar”, nas opções à direita, abaixo do tema selecionado.

4) Enviar para os Destinatários

Após finalizar a criação do seu formulário, você poderá trabalhar preenchendo você mesmo o formulário, a partir de um trabalho de entrevista pessoal, por exemplo, utilizando um tablet, poderá enviar manualmente o link para o seu formulário (ou fornecer os e-mails dos destinatários e deixar o Google encaminhar as mensagens com o formulário embutido na mensagem) ou compartilhar através das redes sociais.

gforms6

 

5) Analisando os resultados

Os resultados da sua pesquisa podem ser acompanhados em tempo real, clicando no botão “Ver Respostas”, onde o Google solicitará onde deseja armazenar os resultados (por padrão em uma nova planilha do Google).

gforms7

Em seguida, você será encaminhado e poderá visualizar a planilha do Google que armazena as respostas do seu formulário, com a indicação da data e horário de preenchimento e envio. A partir daí você poderá trabalhar os dados dentro dos próprios recursos do Google (gráficos, análises) ou fazer download dos dados, clicando no menu “Arquivo” e “Fazer download como”.

Pronto, em alguns minutos você tem um formulário pronto para coletar as informações para sua análise de dados primária, online, rápido, barato e confiável.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

3,204 total views, 3 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Como coletar dados de pesquisa usando o Google Docs

  • Rafael Silva

    Boa Noite!

    Fiz uma pesquisa com o Google Docs e não estou conseguindo encontrar as respostas individuais dessa pesquisa.
    Preciso urgentemente desses dados para fazer a tabulação o quanto antes. Estou me formando no final do ano. e preciso dessa ajuda para me formar.

    Desde já agradeço o contato.

    Att: Rafael Silva

    View Comment