Como Criar um Gráfico Bullet


O que é um Gráfico de Bullet?

Gráfico de bullet é uma excelente ferramenta para visualização de dados que pode ser utilizada para comparar desempenhos de indicadores em relação à sua meta e às faixas de performance. Pode ser uma alternativa aos velocímetros ou outros medidores que ocupam muito espaço em outros relatórios ou documentos.

Através do bullet graph podemos facilmente analisar os resultados dos indicadores – chave, por exemplo, de um negócio, departamento ou outra área que possui dados para mensuração.

Figura 1: Gráfico Bullet.

Figura 1: Gráfico Bullet.

Podemos analisar, por exemplo, o atingimento das metas de receita de uma determinada empresa, entre faixas insatisfatórias, satisfatórias e atingidas, em comparação, ainda, com a meta estipulada.

Este tipo de gráfico, no entanto, precisa ser customizado no Microsoft Excel (não vem com um modelo pronto). No passo a passo abaixo, orientamos como personalizar seu próprio gráfico bullet.

Como Criar o Gráfico: Intervalos

Figura 2: Estrutura de dados para o gráfico bullet.

Figura 2: Estrutura de dados para o gráfico bullet.

Antes de tudo, precisamos definir nossa estrutura de dados. Conforme demonstrado na figura 2, para cada tipo de indicador, existem resultados, a meta e os intervalos que representaram o ruim, bom e excelente (você pode rotular como preferir).

Em seguida, vamos inserir um gráfico de barras para iniciar a formatação do gráfico.

Figura 3: Clique para alterar dados entre linhas /colunas.

Figura 3: Clique para alterar dados entre linhas /colunas.

Selecione o intervalo de células D2:F3 e clique na guia “Inserir” > “Barras” > “Barras Agrupadas” (o primeiro gráfico do grupo). Com o gráfico selecionado, clique na guia “Design” > “Alternar Linha/Coluna” (figura 3).

No gráfico inserido, clique com o botão direito sobre qualquer uma das barras e selecione “Formatar Série de Dados” e, em “Opções de Série”, arraste a régua para “Sobreposto” (figura 4).

bullet4

Figura 4: Sobrepor barras/colunas.

Você pode ver que as barras estão ocultando umas às outras.

Figura 5: Reordenar posição das séries de dados.

Figura 5: Reordenar posição das séries de dados.

Clique com o botão direito sobre o gráfico e em “Selecionar Dados…”.

Clique sobre a última série (“Excelente”) e nos botões de seta para movê-la para a primeira posição. E então clique na série “Satisfatório” e mova-a para a segunda posição, como na figura 5.

Agora temos, os intervalos desejados para análise do indicador-chave.

Como Criar o Gráfico: Target e Atingimento

Para criar os marcadores de meta (target) e atingimento, os bullets, precisamos utilizar alguns truques e manobras do Excel, como abaixo:

Clique com o botão direito sobre o gráfico e em “Selecionar Dados…”. Em “Entradas de Legenda (Série)”, clique em “Adicionar”. Insira duas séries para “Resultados” e para “Metas”, conforme figura 6.

Figura 6: Adicionando séries de dados, resultado e meta.

Figura 6: Adicionando séries de dados, resultado e meta.

 Então, clique sobre as duas novas barras (com o botão direito), selecione “Alterar Tipo de Gráfico de Série…” e “Dispersão Somente Marcadores”.

Figura 7: Alterar gráfico de meta e resultado para gráfico de dispersão.

Figura 7: Alterar gráfico de meta e resultado para gráfico de dispersão.

Realize a mudança para os dados de resultados e meta, um de cada vez.

Em seguida, clique com o botão direito sobre o gráfico e em “Selecionar Dados…”, selecione “Resultados” na lista e clique em “Editar”. Veja na figura 8, como atribuímos os valores das células para os eixos dos marcadores.  Os valores X da série devem ser o valor de resultados, neste caso B3. Os valores Y da série deve ser preenchido com o valor 1. Repita o processo para a meta, respeitando os valores da meta. O gráfico deverá ficar como abaixo.

Figura 8: Ajustando os marcadores no gráfico.

Figura 8: Ajustando os marcadores no gráfico.

Com o gráfico selecionado, clique na guia “Layout” > “Eixos” > “Eixo Vertical Secundário” > “Mais Opções de Eixo Vertical Secundário…”. Altere a escala “Máximo” para “Fixo” e insira o valor 2, demonstrado na figura 9.

Figura 9: Ajustando escala para marcadores.

Figura 9: Ajustando escala para marcadores.

Desta forma, alinhamos os dois marcadores, exatamente no centro das barras de intervalos.

Agora vamos criar o teto da meta, uma barra vertical que indica nossa meta: Selecione o marcador da “Meta” (provavelmente um asterisco de cor ciano). Clique na guia “Layout” > “Barras de Erro” > “Barras de Erro com Porcentagem”. Você deverá ver uma cruz criada exatamente no ponto do marcador. Selecione a reta horizontal da cruz e delete-a. Selecione a barra vertical, clique com o botão direito e selecione “Formatar Barra de Erros…”. Se não conseguir selecioná-la, utilize os menus “Layout” > “Barras de Erro” > “Mais Opções de Barras de Erro”. Em “Erro”, marque a opção “Porcentagem” e insira o valor de “40%”. Você pode personalizar o estilo da linha, aumentando a largura, mudando as cores.

Para criar a barra de atingimento, selecione o marcador de “Resultados” (provavelmente um “x” roxo), adicione as barras de erro como no ponto da “Meta” mas, dessa vez, delete a reta vertical da cruz.

Figura 10: Ajustando barras de erro como colunas.

Figura 10: Ajustando barras de erro como colunas.

Selecione a reta horizontal da cruz, clique com o botão direito e selecione “Formatar Barra de Erros…”. Em “Exibir”, marque a opção “Menos” e em “Erro”, marque a opção “Porcentagem” e insira o valor de “100%”. Em “Estilo da Linha”, aumente a largura da barra de erro para que fique bastante notável.

Não apague os marcadores. Selecione-os com o botão direito, selecione “Formatar Séries de Dados…”, em “Opções de Marcador”, marque a opção “Nenhum”.

Você pode apagar o eixo vertical, próximo à legenda.

Pronto. Agora o gráfico deverá ficar como na figura 11, abaixo, onde você pode ainda editar as cores e outras formatações para que se encaixe melhor à necessidade.

Figura 11: Gráfico bullet.

Figura 11: Gráfico bullet.

down_icon  Download | Gráfico Bullet

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

2,292 total views, 2 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *