Como Fazer Uma Saída Elegante


Por Vanessa Van Edwards, em Science of People

A última impressão é tão importante quanto a primeira impressão?

Definitivamente, SIM!

Em meu blog, eu falo bastante sobre a primeira impressão, mas hoje eu quero falar sobre a pouco valorizada, pouco discutida e pouco apreciada arte da saída elegante.

Uma História Desastrada

Isso já aconteceu com você? Eu estava em um evento de networking conversando com um cliente potencial. Tudo estava indo muito bem! Nós ríamos sobre tios malucos e estávamos relembrando os lugares favoritos das nossas famílias para se passar as férias. Ele me deu seu cartão e disse-me para lhe ligar para falar sobre uma palestra sobre detecção de mentiras – hurrah! E então… Era hora de dizer adeus. A conversa estava terminando mas, nenhum de nós dois sabíamos como finalizar, então tateamos em torno da saída iminente dizendo coisas como “ok, legal” e “parece bom” e “ok, legal” novamente. Em algum momento, demos um último aperto de mãos apressado e começamos a andar exatamente para a mesma direção. Ah! Eu estraguei tudo? Minha saída horrível arruinou minha entrada graciosa?

A Ciência

Esta história me inspirou a escrever sobre a ciência de uma saída efetiva e elegante. Não me entenda mal – fazer uma entrada triunfal e criar uma boa impressão é muito importante para memorização, mas a saída elegante é onde está a verdadeira mágica.

Sua saída é como fixa sua primeira impressão na mente das pessoas.

A importância da última impressão remonta para o que chamamos de efeito de Importância e Caráter Recente. Pesquisas revelam que as pessoas tendem a lembrar melhor os primeiros e os últimos momentos. Por este motivo eu falo tanto sobre as primeiras impressões e o porquê de explorar, agora, a última impressão.

Como Criar uma Saída Elegante

Quer estejamos falando sobre um evento de networking, um encontro ou até uma ligação telefônica, queremos finalizar tão firmemente quanto começamos. Aqui seguem minhas dicas de finalização favoritas para você:

1. Esfriar a Conversa

Assim como você faz um aquecimento no início da corrida, precisa esfriar-se no final de um bom exercício. Sua interação também precisa de um “resfriamento”. Isso ajuda a evitar ser rude e abrupto, como:

Cortar e Correr!

Cortar e correr é quando uma pessoa não sabe como fazer uma saída inteligente, vomita algo como “Ok, tchau!” e sai em debandada antes que você saiba que a conversa terminou.

Não seja esta pessoa! Você deve aquecer o seu adeus, esfriando a conversa. Você pode fazer isso não verbalmente ou verbalmente. Leia a seguir como…

2. Sinais Não-Verbais

Nossos cérebros subconscientemente percebem sinais não-verbais, então você pode lentamente dar dicas para seu parceiro ou grupo com sinais de linguagem corporal para permitir que os seus cérebros percebam o término iminente. Essas dicas também são uma forma polida de sinalizar alguém que você precisa (ou quer) abreviar a conversa.

3. Utilize os Dedos dos Pés

Você não imagina, mas nós apontamos os dedos dos pés para a direção onde queremos ir. Eu consigo frequentemente adivinhar paixões no escritório olhando para onde as pessoas estão apontando a ponta dos pés, enquanto elas fofocam entre si, durante festas da empresa. Se você deseja desengajar-se, lentamente aponte a ponta dos pés na direção da porta. Os seus cérebros irão, normalmente, percebem este sinal, podendo te copiar ou mesmo começando a falar mais rapidamente. Tente – é muito louco!

4. Distanciamento

O comportamento de distanciamento é quando nosso corpo ou cabeça move-se para longe da pessoa ou objeto em nossa frente. Algumas vezes, você verá as pessoas virarem a cabeça para outro lado, dar um passo para trás ou inclinar-se para trás na sua cadeira. Essas são “deixas” de distanciamento que sinaliza-nos que a pessoa está desengajando (isso pode ser tanto positivo, quanto negativo). Eu normalmente aconselho as pessoas a evitar o comportamento de distanciamento durante interações sociais porque demonstra falta de conexão, MAS é uma excelente maneira de demonstrar uma saída porque a outra pessoa irá perceber os sinais. Para se distanciar polidamente:

Aponte os pés para fora e também gire ligeiramente o seu corpo para fora, de forma que fique em um ângulo de 90 graus ou mais (não encarando-os diretamente). Vire ligeiramente sua cabeça em direção à porta ou à mesa do buffet enquanto falam, mantendo contato visual (tornando a ação menos rude). Dê um pequeno passo para trás ou encoste-se na sua cadeira.

5. Emergência Anti-Tagarela

Um tagarela é uma pessoa que fala, fala, fala e fala. Ela parece ter uma história que nunca termina e você simplesmente não parece conseguir abreviar a conversa. Duas deixas não-verbais específicas para uma saída que você poderá utilizar apenas em emergências:

Olhar Por Cima: Enquanto eles falam, olhe por cima de suas cabeças, como se você estivesse procurando por alguém. Eu estava me recriminando enquanto escrevia isso porque é muito rude, MAS é melhor do que o “Cortar e Correr”.

Olhar o Relógio: Você poderá olhar para o seu relógio para indicar à pessoa que a conversa deve finalizar em breve (novamente recriminável, mas melhor que uma interrupção).

Olhar o Telefone: Você também pode puxar seu telefone para verificar o horário ou as mensagens. Especialmente se você não possui um relógio, é um indicador bastante óbvio para a outra pessoa que a sua mente está em outro lugar e que vocês precisam abreviar a conversa.

6. Sinais Verbais

Você também pode sutilmente sinalizar o fim da conversa conduzindo os tópicos para o futuro. Para preparar um finalizador de conversa (veja o próximo ponto), tente levantar os seguintes assuntos:

Menção do Futuro: Pergunte a eles se têm planos para este fim de semana. Ou pergunte à eles sobre seus planos para depois do evento, se o evento acontece no começo ou no meio do dia. Isso os coloca em “modo futuro”.

Continuação: Você quer pegar um café? Você quer conectar-se no LinkedIn ou apresentar a pessoa à alguém? Revele isso para sinalizar um fechamento na conversa.

Necessidades: Você se esqueceu de almoçar? Precisa apresentar-se para o anfitrião? Mencione algumas necessidades para dar a deixa de uma saída fácil.

7. Finalizadores de Conversa

Aqui seguem meus finalizadores de conversa preferidos – são frases educadas e elegantes que você pode utilizar assim como iniciadores de conversa. Assegure-se de sempre acompanhá-los de um sorriso caloroso e um aperto de mão para adicionar engajamento não-verbal à sua saída.

#1: Tenha um maravilhoso final de semana com/em/fazendo “xyz”

#2: Aqui está meu cartão. Muito prazer em conhecê-lo!

#3: Foi adorável papear com você. Irei com certeza ____ (continuar com o item mencionado)

#4: Boa sorte com seu projeto de _____ em _______.

#5: Fiquei feliz em falar com você! Com certeza lhe enviarei um e-mail.

#6: Eu vou pegar mais uma bebida – foi um prazer!

#7: Estou muito contente que nos conhecemos. Obrigado por compartilhar esta história. Foi demais!

#8: Eu vou dar um oi pro anfitrião. Muito bom falar com você!

#9: Eu prometi a mim mesmo (a) que pegaria, no mínimo, 3 cartões hoje, então vou fazer alguns contatos – deseje-me sorte!

#10: Eu adoraria ter seu cartão para o futuro. Foi um prazer te conhecer!

Todos essas frases podem ser usadas para fazer uma saída elegante, sem problemas e sem desastres, para ambos. Isto é um presente para eles (assim não ficam surpresos por sua saída e têm a chance de conhecer mais pessoas) e sensacional para você porque finaliza com uma nota positiva.

Agora, com uma nota positiva, eu gostaria de apontar meus pés para a saída, me encostar em minha cadeira e lhe dizer – muito obrigado por ler este artigo. É sempre um prazer ter você aqui!

Vanessa Van Edwards é autora e investigadora de comportamento. Ela é colunista no Huffington post e seus cursos e pesquisas foram apresentados na CNN, Forbes, Business Week e no Wall Street Journal.

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