Como Separar Texto em Colunas no Excel


Neste artigo, demonstro como separar sequências de texto para colunas separadas, ou seja, quebrar a sequência em vários segmentos, atribuindo cada segmento em uma coluna separada. Veja o exemplo abaixo (figura 1), onde separa-se o texto, utilizando o “;” (ponto e vírgula) como delimitador.

Figura 1: Dados antes e depois de realizar a separação de texto

A transformação de texto para colunas é necessária para que seja possível trabalhar e analisar os dados importados para o Microsoft Excel, assim como poderiam ser trabalhados em um banco de dados ou um aplicativo.

Texto para Colunas

O Microsoft Excel possui um recurso próprio para realizar esta separação, encontrado na guia “Dados”.

Para executar texto para colunas, primeiro, selecione a coluna inteira ou célula (s) que contém (êm) as linhas de texto desejadas, então clique na guia “Dados” > “Ferramentas de Dados” > “Texto para colunas”.

Figura 2: Selecionando texto para colunas

Figura 2: Selecionando texto para colunas

Ao acessar “Texto para colunas”, surgirá a caixa do “Assistente para conversão de texto em colunas”, que auxilia na configuração do formato de separação do texto.

Tipo de campo – Delimitado: Se seus dados correspondem à delimitação por caracteres (como na figura 1), selecione esta opção. Clique em “Avançar”. Na segunda tela, é possível selecionar como os textos serão separados:

Delimitadores (1):

  • Tabulação: O texto será separado onde houver caracteres de “tabulação”.
  • Ponto e vírgula: O texto será separado onde houver os caracteres de “ponto e vírgula”;
  • Vírgula: O texto será separado onde houver os caracteres de “vírgula”;
  • Espaço: O texto será separado onde houver o caracteres de “espaço”;
  • Outros: É possível especificar qual caractere será o separador no texto.

Ao selecionar o tipo de campo delimitador, o resultado pode ser visualizado em “Visualização dos dados”, no quadro inferior (2).

Havendo delimitadores consecutivos, por exemplo, “;;”, ponto e vírgula seguidos, marque a opção “Considerar delimitadores consecutivos como um só”. Selecione um qualificador de texto (3), ou seja, aspas simples ou aspas duplas que determinam que o campo é um texto (e não um número), caso estejam presentes nos dados importados.

Figura 3: Assistente de conversão de texto em colunas

Figura 3: Assistente de conversão de texto em colunas


 

Tipo de campo – Largura fixa: A largura fixa permite determinar a posição da largura da coluna onde deve-se quebrar o texto em duas ou mais partes. É útil para separar dados que não possuem um delimitador comum, estão misturados, sem uma organização aparente.

Na etapa 2 do assistente de conversão de texto em colunas, clique e arraste as linhas que separam as colunas para definir a largura de cada coluna. É possível clicar sobre um espaço vazio para criar uma nova coluna ou excluir uma coluna, clicando duas vezes sobre a linha de quebra, conforme a figura 4.

Figura 4: Assistente para separação de texto por largura fixa

Figura 4: Assistente para separação de texto por largura fixa

Clique em “Avançar” para seguir para a próxima etapa. Neste passo, é possível selecionar cada coluna criada e definir o tipo de dado ali presente, convertendo-o para um dado numérico ou de data, por exemplo, ou até optando por ignorar a coluna. Como demonstrado na figura 5, clique sobre a coluna que deseja ajustar e selecione o que for aplicável (1). Poderá selecionar a célula de destino da formatação no campo “Destino” (2).

(3) Clicando em “Avançado…”, é possível ajustar as configurações para identificação automática de campos numéricos, determinando os separadores de milhares e decimais.

Figura 5: Configurações de tipo de dados

Figura 5: Configurações de tipo de dados

Origem dos Dados

Normalmente, o Excel pode reconhecer automaticamente os dados e separá-los em colunas. Arquivos de texto, CSV (flat files), e outros formatos podem conter uma configuração incomum, no entanto. Para estes casos, há uma utilidade no uso do texto para colunas.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

4,245 total views, 10 views today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *