Como Vai o Site da Sua Empresa? 


Outro dia estava conversando com meu sócio e discutindo como é impressionante encontrar, ainda nos dias de hoje, empresas sem um site ou com um site esteticamente feio e onde é difícil de se achar o que se precisa.

Com a evolução do acesso à Internet, possuir um ponto de comunicação online com seu público é essencial: De acordo com estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), 58% dos brasileiros tinham acesso à Internet em 2015.

Possuir um site que seja agradável, completo e ao mesmo tempo simples e flexível (responsivo) para qualquer dispositivo também é primordial: 60% dos acessos foram realizados através de um celular, de acordo com a mesma pesquisa. Para reforçar ainda mais a necessidade do site responsivo: Desde Abril de 2015, o Google passou a priorizar sites responsivos em seu mecanismo de busca, quando acessado de um dispositivo móvel.

Ou seja, se seu site não é responsivo e bom e o do seu concorrente é, já sabe quem vai receber visita do cliente, certo?

Além disso, é fator decisivo mensurar o desempenho de seu site: tê-lo e não mensurar seus resultados é como vender para seus clientes de olhos vendados. Quantas pessoas visitam seu site? Quanto tempo elas permanecem? Onde elas clicam? Que página mais visualizam? Onde acharam seu site?

São perguntas básicas que podem ser respondidas através do Google Analytics que realiza o rastreamento dos usuários que acessam seu site. Com a inclusão em sua estrutura de site de código específico fornecido pelo Google e a criação de uma conta no Google Analytics já é possível coletar os dados de acesso imediatamente.

Com estes dados, iniciamos então a etapa de inteligência analítica, que é o que realmente agregará valor ao seu negócio, permitindo o direcionamento das estratégias online com base nas informações descobertas. Evoluímos, então, de “quanto tempo um usuário fica em média no site“, para “qual página puxou a média pra cima e qual perfil de usuário foi responsável por isso“, por exemplo.

Estes indicadores são expostos em um dashboard (um painel de controle com as informações mais importantes para o negócio) com demonstrações visuais, gráficas que se tornam a ferramenta indispensável para o gestor de uma empresa. É o mapa da situação atual no universo online que fomenta uma tomada de decisão mais assertiva para construir a situação futura de crescimento!

Sabendo-se o que acontece, a gestão pode traçar metas, buscar uma maior presença de seu site e oferecer uma melhor experiência para aquele potencial cliente que visita sua empresa.

No ScientiaArca.com.br geramos informações importantes e podemos tomar decisões baseadas em dados, através de UMA das ferramentas analíticas desenvolvidas pela Greenlight – Data Intelligence & Consulting:

Este dashboard (acima) reúne os indicadores mais importantes para nós, sobre os quais podemos definir metas e avaliar nossa performance, bem como ações para melhoria.

  • Sessões, Usuários, Visualizações: Para que o site seja viável, precisamos atingir um número determinado de usuários acessando nosso conteúdo. Nosso crescimento é de cerca de 30% nos últimos 30 dias, mas a tendência demonstra que estamos “estabilizando”, o que não é bom pois precisamos crescer até nossa meta.
  • Tempo Médio da Sessão: Pela natureza do conteúdo, muitas páginas são acessadas rapidamente (apenas download do material). Como estimular o visitante a ficar mais tempo na página?
  • Downloads Realizados: Este resultado está diretamente relacionado com o volume de visitas na página, dependendo do que é oferecido no artigo. Apesar de influenciar na queda do tempo médio da sessão, é um resultado importante pois demonstra a repercussão do conteúdo, observado através do compartilhamento direto do material.
  • Taxa de Abandono: Demonstra o percentual de pessoas que entraram em apenas uma página e saíram em seguida. Em relação a este indicador, quanto menor, melhor. Buscamos criar engajamento com o usuário, que ele encontre o que precisa pontualmente, mas que também possa localizar mais coisas interessantes no mesmo acesso.
  • Indicadores de Perfil da Audiência: Seus resultados não são acionáveis no curto prazo, pois representam um conjunto de visitantes que se interessam pelo conteúdo e engajam-se com o site. Redirecionar tais variáveis requer um reposicionamento da imagem do produto ou serviço. Ainda sim, nos traz insights poderosos sobre seus visitantes: nos encontram através da busca orgânica (Google, Bing etc), são tecnófilos, profissionais de negócios, aficcionados por TV e filmes e buscadores de notícias, possuem entre 25 e 34 anos e moram principalmente no estado de São Paulo.

O dashboard e os indicadores demonstrados aqui são apenas uma parte do que é possível captar, mensurar e analisar dentro de qualquer site, de qualquer natureza. Para a grande maioria de seus clientes esta é a porta de entrada para a sua empresa, onde você precisa saber como está sendo sua experiência (dos clientes), onde eles estão encontrando dificuldade e se seu site está realmente gerando novos negócios e uma imagem favorável.

Além de oferecer suporte para tomada de decisão, análises mais profundas podem ser realizadas para identificar a jornada de seu visitante e criar modelos de previsão de comportamento.

Este será o tema de nosso próximo artigo! 🙂

Se você e sua empresa tem interesse em desenvolver este projeto dentro da organização, acesse www.gldata.com.br para mais informações.

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