Consulta de CEP com Access 14 Comentários


No artigo anterior, demonstramos como criar um sistema de cadastro de simples utilizando o Microsoft Access (Ver artigo). A ideia da dinâmica no Access é armazenar os dados continuamente em uma tabela através de um formulário (que ele excelentemente fornece de maneira pré-pronta). E nestes formulários podemos utilizar muitos tipos de validação, formatação, máscara, busca, pré-consultas etc com o intuito de validar a informação e auxiliar o usuário na entrada dos dados.

Vamos, neste post, demonstrar como realizar uma consulta de CEP para trazer, automaticamente, o endereço relacionado.

Esta é uma automatização que tem irá trazer mais agilidade no preenchimento do cadastro, validação 100% via web e facilita o trabalho do usuário e do cadastrado.

Vamos seguir com as mesma base criada no post anterior (Download). Neste mini-sistema de cadastro, havíamos criado vários campos para identificação, incluindo o endereço e CEP. Aqui iremos trabalhar estes campos juntamente com uma API do Google Maps.

API, de Application Programming Interface (em português: Interface de Programação de Aplicações  ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. (Fonte: Wikipedia)

O Google oferece uma API de geocodificação, que é o processo de conversão de endereço, ou seja, transformar um endereço em coordenadas (latitude e longitude) e vice-versa. Neste exemplo, iremos utilizar o recurso para complementar o endereço fornecido, utilizando o CEP.

Primeiramente, vamos acessar o arquivo “CadAccess.accdb”, disponibilizado no post anterior.

O url que iremos utilizar envia uma chamada de API para o Google solicitando os dados da localização quando informamos alguma partícula de endereço (rua, cidade, estado, bairro etc).

Abra o editor de Visual Basic (pressione Alt+F11) e insira um novo módulo. Insira o código abaixo no novo módulo criado:

Temos dois comandos acima: o primeiro executa a localização com base no CEP informado, armazenando os resultado e o segundo retorna o resultado de acordo com o nível desejado (bairro, cidade etc).

Para estes comandos possam possam funcionar é necessário ativar a biblioteca específica. No menu superior, selecione “Ferramentas” > “Referências”, localize a biblioteca “Microsoft XML, v3.0” e marque a caixa de seleção. Clique em “OK”.

Abra o formulário “TBL_Cadastro” no modo design, insira um botão, disponível na guia “Design”, em “Controles” que será o botão utilizado para localizar os dados do endereço a partir do CEP.

cep5

Ainda com o botão selecionado, na guia “Design”, clique em “Folha de Propriedades”.

cep6

Em “Folha de Propriedades” que será exibida à esquerda da tela, clique na guia “Outra” e atribua no campo “Nome” um identificador para o botão. Vamos chamá-lo de “btLocalizar”.

cep3

Agora, selecione a guia “Evento” em “Folha de Propriedades”. Aqui iremos atribuir quais comandos serão executados de acordo com a ação realizada com o botão. No nosso caso vamos executar um comando quando o evento “Ao clicar” ocorrer, ou seja, quando o usuário clicar sobre o botão, então selecione no menu drop down a opção “[Procedimento evento]” e clique no botão “…”

cep4

O editor do Visual Basic será exibido automaticamente e um processo (Sub) será gerado, com o nome do botão. Dentro deste processo insira uma chamada para a função que criamos anteriormente. Na íntegra, o código acoplado neste formulário ficará assim:

Executamos uma busca via API Google e o serviço retorna cada componente de endereço no formulário.

E está pronto. Insira o CEP desejado no campo de CEP, clique no botão para localizar e o bairro, cidade e UF serão automaticamente preenchidos de acordo com o que pesquisa realizada.

Verifique a página de desenvolvedores do Google para maiores detalhes sobre as APIs que a companhia oferece, em especial, sobre o assunto que abordamos: https://developers.google.com/maps/documentation/geocoding/.

Você irá notar que há um limite para estas consultas: aproximadamente 2.500 consultas diárias.

 

 

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

3,458 total views, 1 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 pensamentos em “Consulta de CEP com Access