Criando Consultas no Microsoft Access: Inserção


No Microsoft Access, temos uma liberdade de manipulação de dados e tabelas. Podemos criar tabelas novas e podemos inserir dados em tabelas já existentes, dados manuais (registro a registro) ou de outra tabela ou vínculo.

Neste artigo, demonstramos como criar esta consulta de inserção (insert query).

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Como Criar uma Consulta de Inserção?

Suponha que possuímos novos dados de vendas em uma tabela “tbl_Vendas_Novas” que necessitamos consolidar e agregar à tabela já existente denominada “tbl_Vendas”. Para tanto, criaremos e utilizaremos uma consulta de inserção.

Figura 1:

Figura 1: Adicionando tabelas e campos para consulta de inserção

(figura 1) Para criar uma nova consulta de inserção, clique na guia “Criar” > “Design de Consulta”. Na caixa “Mostrar tabela”, clique duas vezes sobre a tabela “Tbl_Vendas_Novas” para adicioná-la à sua consulta. É possível também arrastar uma tabela do Painel de Navegação (à esquerda) ao design de consulta.

Clique duas vezes sobre os campos “Data”, “Produto”, “Cliente” e “Quantidade” de para adicioná-los à consulta . É possível também arrastar os campos para o painel inferior para adicioná-los ao design da consulta.

(figura 2) Ainda no design da consulta, clique no botão “Acrescentar”, no

Figura 2: Selecione tipo de consulta "Acrescentar" e escolha a tabela de destino

Figura 2: Selecione tipo de consulta “Acrescentar” e escolha a tabela de destino

grupo “Tipo de Consulta”,  nas guias superiores. Na caixa “Acrescentar”, informe a tabela de destino dos dados, ou seja, a tabela onde os dados serão adicionados, neste exemplo: “Tbl_Vendas”.

Figura 3: Campos de origem e destino ("Acrescentar a")

Figura 3: Campos de origem e destino (“Acrescentar a”)

(figura 3) O Access automaticamente selecionará os campos de destino da tabela “Tbl_Vendas” que correspondem, em nome, aos campos da tabela de origem (“Tbl_Vendas_Novas”). No entanto, você poderá determinar os campos de destino manualmente, editando o campo “Acrescentar a” da coluna desejada.

Para apenas visualizar os resultados da consulta, clique no botão “Modo de Exibição de Folha de Dados”, localizado no canto esquerdo da guia “Design”.

Figura 4: Aviso pré confirmação de inserção

Figura 4: Aviso pré confirmação de inserção

Para executar a operação, ou seja, inserir efetivamente os dados na tabela de destino,  clique no botão com sinal de exclamação “Executar”.

Ao clicar neste botão,  surgirá uma mensagem (figura 4) informando quantos registros serão adicionados na tabela de destino. Clique em “Sim” para confirmar a operação e os dados serão incluídos na tabela existente.

Filtros na Consulta de Inserção

Exatamente como para a consulta de seleção, podemos filtrar quais registros desejamos incluir na tabela de destino.

Por exemplo, desejamos incluir apenas os registros das vendas realizadas no dia 23/11/2014. Então, inserimos o valor “#23/11/2014#” no campo “Critérios” da coluna / campo “Data”. Ao executar a consulta, somente os registros da data selecionada serão inseridos na tabela de destino.

Visualizar como Código SQL

Toda a consulta criada através do design de consulta, gera um código em SQL (structured query language). Se você deseja criar ou editar a consulta através dessa linguagem, clique “Modo SQL”, em “Modo de Exibição” (ao lado do botão “Executar”).


Pressione CTRL +B ou clique com o botão direito sobre a aba da consulta “Consulta1”, selecione “Salvar”, atribua um nome e confirme para salvar sua consulta. A consulta ficará armazenada no Painel de Navegação e sempre que abrí-la, automaticamente solicitará confirmação para inserir os dados na tabela de destino.



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