Criando Consultas no MS Access: Atualização


Outras consultas do MS Access permitem atualizar (update) registros das tabelas, substituindo o valor existente por outro. Este recurso permite que o usuário altere o conteúdo da tabela de forma mais íntegra.

Também permite a utilização de filtros de seleção para definição de quais são os registros que irão ser alterados, de acordo com os critérios de seleção.

Recomenda-se a leitura de Criando Consultas no Microsoft Access: Seleção, para poder acompanhar e ver mais detalhes do passo a passo, que é comum para a criação de consultas

Figura 1: Criando uma consulta de atualização, campos e critérios para atualização.

Figura 1: Criando uma consulta de atualização, campos e critérios para atualização

No Microsoft Access, clique na guia “Criar” > “Design da Consulta”. No modo design, selecione o tipo de consulta “Atualizar”. Adicione a tabela que contém os dados que serão atualizados (neste exemplo “Tbl_Vendas”), clicando duas vezes sobre a tabela desejada na caixa “Mostrar tabela”. Arraste os campos que deseja atualizar e os que servirão de filtro de seleção, para a grade inferior.

No exemplo da figura 1, iremos atualizar o campo “Quantidade” para “0”, onde as vendas houverem sido realizadas no dia 24/10/2011, pois elas deverão ser desconsideradas na nossa base de dados por um erro de cadastro.

Então, arrastamos o campo “Quantidade” e inserimos o valor “0” no campo “Atualizar para”. O critério será a data, então, arrastamos o campo “Data” para a consulta e inserimos #24/10/2011# no campo “Onde”. Se visualizarmos uma prévia da consulta (clicando no “Modo de Exibição”), veremos os resultados de todos os registros que coincidem com a data 24/10/2011.

Clique no botão “Executar” (figura de ponto de exclamação vermelho), para aplicar estas atualizações.

Clique em “Sim” na mensagem que aparecerá:

Figura 2: Aviso de alterações na tabela

Figura 2: Aviso de alterações na tabela

Verifique que todos os registros que atendam ao critério (ou seja, data 24/10/2011) serão atualizados para zero, e não poderá desfazer estas alterações.

 Visualizar como Código SQL

Toda a consulta criada através do design de consulta, gera um código em SQL (structured query language). Se você deseja criar ou editar a consulta através dessa linguagem, clique “Modo SQL”, em “Modo de Exibição” (ao lado do botão “Executar”).


Pressione CTRL +B ou clique com o botão direito sobre a aba da consulta “Consulta1”, selecione “Salvar”, atribua um nome e confirme para salvar sua consulta. A consulta ficará armazenada no Painel de Navegação e sempre que abrí-la, automaticamente solicitará confirmação para inserir os dados na tabela de destino.


.

.

.


Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

1,838 total views, 1 views today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *