Criando um gráfico de velocímetro


Talvez você já tenha visto pela Internet ou alguém tenha comentado ou, até mesmo, você já tenha tido contato com um relatório deste tipo.

Acontece que você não lembra onde viu ou onde colocou aquele relatório ou dashboard contendo um gráfico de velocímetro, para ilustrar um resultado específico.

Aqui vamos resgatar este gráfico que, parece ser complexo, mas é simples de se implementar.

Leia também o artigo Gráfico de velocímetro animado!

Utilizaremos apenas um gráfico de rosca e um gráfico de dispersão!

Primeiramente, abra o Excel e, em uma nova planilha, insira na coluna A os rótulos para cada faixa do velocímetro, na coluna B, o valores reais (em números) que representam o atingimento da meta. Na última célula da coluna B (B9) insira a soma da coluna B: =SOMA(B3:B8)

Veloci1

Agora, vamos inserir o primeiro gráfico que irá formar as faixas do velocímetro (um gráfico de rosca). Selecione o intervalo B3:B9 na planilha e, no menu superior “Inserir”, em “Outros Gráficos”, clique em “Rosca”.

Veloci2

Clique sobre o gráfico, exatamente sobre as faixas, com o botão direito e selecione “Formatar Série de Dados”. Em “Opções de Série”, insira o valor de “270” entre “Sem Rotação” ou “Rotação Completa”.

Veloci3

Note que a faixa sem rótulo ficara inteiramente voltada para baixo. Clique sobre ela e clique novamente para editá-la individualmente. Em “Ferramentas de Gráfico”, selecione “Formatar”, em “Preenchimento da Forma” escolha “Sem Preenchimento”. Isto dará forma ao nosso velocímetro.

Veloci4

Criaremos agora o ponteiro do gráfico de velocímetro, que se modifica automaticamente de acordo com o resultado das vendas. Para tanto, iremos utilizar um gráfico de dispersão, plotando dois pontos neste gráfico e ligando-os por uma linha – o que formará nosso ponteiro. Na célula E3 e F3 insira o valor “0”.

Na célula E4 insira a fórmula =- COS(PI() * ABS($C$2 / $B$9)) e na célula F4 insira a fórmla =SEN(PI() * ABS($C$2 / $B$9)), onde:

  • $C$2 = resultado atual dos valores (vendas);
  • $B$9 = somatória dos valores das faixas, célula B9;

No menu “Inserir”, em “Gráficos”, selecione “Dispersão” e então “Dispersão com Linhas Retas”. Sobre o gráfico criado, clique com o botão direito, selecione “Selecionar Dados”. Em “Entradas de Legenda (Série)”, clique em “Adicionar”.

Em “Valores de X da série”, selecione o intervalo E3:E4. Em “Valores de Y da série”, selecione o intervalo F3:F4.

Veloci5

Selecione o gráfico, no menu superior “Ferramentas de Gráfico”, em “Layout”, selecione “Eixos”, “Eixo Horizontal Principal” e clique em “Mais Opções de  Eixo Horizontal Principal”.

Em “Opções de Eixo”, marque todas as opções como “Fixo” e insira os valores conforme abaixo:

Veloci6

Repita o processo para o eixo vertical, inserindo os valores conforme abaixo:

Veloci7

Remova as linhas de grade, legendas, eixos, preenchimento de fundo e bordas do gráfico, mantendo apenas a linha que comporá nosso ponteiro do velocímetro. Ajuste o “ponteiro” de forma que fique alinhado com as faixas do velocímetro (o gráfico de rosca).

Nosso gráfico de velocímetro ficará semelhante ao abaixo, mas você poderá trabalhar fundos degradé, ponteiros diferentes, rótulos etc.

Veloci8Veloci9

down_icon Download | “Gráfico de Velocímetro” 

3,828 total views, 1 views today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *