Criando um Gráfico Dinâmico no Fusion Tables


<< Leia antes: “Importando Dados no Google Fusion Tables”

Neste artigo criamos um tutorial para criar gráficos dinâmicos no Google Fusion Tables e compartilhá-los em um site ou plataforma web. Por padrão, os gráficos criados no Google Fusion Tables possuem mais dinamismo e funcionalidade que os conhecidos gráficos do Excel, por exemplo.

Podemos citar uma função simples que é a de exibir rótulos dos dados ao passar o mouse sobre ou destacar uma coluna ou fatia clicando sobre o componente.

Criando um Gráfico Novo

Após importar os dados no Fusion Tables, na tela de gerenciamento dos dados, clique no botão vermelho “+” e selecione a opção “Add chart”.

Figura 1: Criando um novo gráfico no Fusion Tables.

Figura 1: Criando um novo gráfico no Fusion Tables.

Então selecione um tipo de gráfico através das opções à esquerda: gráfico de dispersão, gráfico de linha, gráfico de barras e colunas e alguns gráficos experimentais, como o gráfico de linha com zoom e o gráfico de rede.

Você testar cada um deles da forma que melhor se adequarem aos dados que estiver utilizando. No entanto, apesar do dinamismo temos poucas opções para modificar os layouts dos gráficos.

Em próximos artigos iremos nos aprofundar nos gráficos mais complexos.

 No exemplo da figura 2, inserimos um gráfico de colunas. É possível escolher quais colunas serão exibidas como valores, em “Values”, marcando as opções que contém as colunas desejadas.

 A categoria exibida pode ser selecionada em “Category”, no menu abaixo.

GoogleFT3_2

Figura 2: Selecionando gráfico para os dados

Compartilhando o Gráfico

Para que possa ser compartilhado, é necessário tornar a tabela do Fusion Tables pública e acessível para qualquer pessoa: Clique no botão “Share” azul no canto superior direito da tela (logo abaixo do seu e-mail).

Em “Quem pode acessar”, clique em “Alterar…” e escolha “Público na web”. Clique em “Salvar” e depois “Concluído”.

Para compartilhar o gráfico criado, clique em “Tools” no menu do Google Fusion Tables e selecione “Publish…”

Você pode compartilhar um link para ser enviado no e-mail, por meio de outro mensageiro instantâneo ou rede social (Facebook, Google+ etc) no link disponibilizado em “Send a link in email or IM” ou incorporar o gráfico diretamente em seu site ou aplicação da Web em “Paste HTML to embed in a website”, como exemplificado abaixo:

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

Leia em seguida: “Criando um Gráfico Baseado em Mapa no Fusion Tables” >>

1,178 total views, 1 views today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *