Criando um Mapa Termográfico no Fusion Tables


<< Leia antes: “Criando um Gráfico Baseado em Mapa no Fusion Tables

Dando continuidade à nossos artigos sobre o Google Fusion Tables, iremos falar neste artigo sobre como criar um dos gráficos mais interessantes baseados nos mapas do Google Maps: Mapas Termográficos.

Figura 1: Um mapa termográfico

Figura 1: Um mapa termográfico

Mapas termográficos são como aqueles apresentados no noticiário do tempo, apresentando altas e baixas concentrações através de gradações de cores. Por exemplo, quanto mais quente mais avermelhado é o tom e vice-versa.

Na figura 1, demonstra-se o resultado e layout de um termográfico, utilizando-se o Google Fusion Tables, para demonstrar a concentração populacional entre os municípios do estado de São Paulo.

Leia os artigos anteriores para entender como importar dados, criar gráficos e mapas e acompanhe este artigo para criação dos termográficos.

Como Criar um Termográfico

Figura 2: Configurando o termográfico

Figura 2: Configurando o termográfico

Após importar os dados desejados e inserir um novo mapa na interface do Google Fusion Tables, em “Configure Map” (Configuração do Mapa), clique na opção “Heatmap” (Termográfico).

É possível ajustar a extensão dos pontos de cor no slider de “Radius”. Quanto maior o valor, maior será a extensão do ponto de “calor” no mapa, útil quando se dá mais zoom no mapa. Quanto menor o valor de “Radius”, menor será o raio do ponto, útil quando se utiliza o mapa em uma visão geral, com menos zoom.

O nível de transparência do termográfico pode ser definido em “Opacity”. Quanto maior o valor, mais opaco será a cor do termográfico e menos visível serão os demais detalhes do mapa (como nomes de ruas e cidades, por exemplo) – e vice-versa.

A opção “Weight” (peso) permite atribuir uma base de comparação para definir o raio do termográfico. Se neste caso, a base de comparação for a própria contagem da população, o gráfico considerará o percentual de representação desta população sobre o total da base de dados, comparando números absolutos. Desta forma, apenas a cidade de São Paulo e arredores aparecem no mapa, pois tem maior representatividade na população total do Estado.

 Limites

Os mapas termográficos carregam os dados para o navegador antes de mostrá-lo e, desta forma apenas as primeiras 1.000 linhas serão mapeadas pelo gráfico. É possível utilizar os filtros das tabelas para manter a contagem de linhas dentro do limite.

É possível visualizar o gráfico dentro do Google Fusion Tables mas não é permitido publicá-los, pois permite a extração dos seus geocódigos pelo visualizador, o que não é permitido.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

1,671 total views, 1 views today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *