Dashboard: Análise de Equipe de Vendas (Excel) 6 Comentários


Você já deve saber que em dashboard alocamos indicadores-chave (KPI – key performance indicators) para analisar de forma rápida os resultados que realmente são importantes, sem aprofundar-se muito em demais investigações que não fazem parte do seu escopo de análise.

Seu escopo de análise pode variar, então seus indicadores-chave também poderão mudar de acordo com seu objetivo.

Neste artigo, disponibilizo um modelo pronto para uso de dashboard de vendas, a ser utilizado para acompanhar os resultados globais da equipe versus os resultados individuais dos vendedores, que são avaliados através do cumprimento da sua meta geral, ranking e performance do ano, avaliada mensalmente.

Performance de vendas normalmente deve ser avaliado pelo índice de atingimento das suas metas individuais, visto que cada vendedor poderá ter um volume maior ou menor de vendas, justificado pelas características de sua área de atuação. Para avaliarmos a performance, então, devemos ter metas estipuladas para cada vendedor.

 

Se você não possui esta informação, então deverá começar a pensar em como distribuir estas metas (clique aqui para saber como).

Analisando as informações

A primeira análise disponível vem de um gráfico de velocímetro maior que representa o percentual de atingimento da meta total da equipe (total geral acumulado) que, neste exemplo, é de 66%. O gráfico menor representa o resultado individual do vendedor selecionado na caixa de seleção, sendo possível observar o quanto este vendedor alavanca ou prejudica a performance da equipe. Na figura abaixo, o vendedor Robson realizou até o presente momento 71% da sua meta, +5% acima do resultado geral. Excelente!

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O gráfico abaixo apresenta a performance mensal do ano atual, com o índice de atingimento e o % de crescimento ou redução da performance (“% Evol”). As análises importantes residem na investigação dos motivos de quedas ou crescimentos bruscos nos resultados do vendedor que podem explicar o desempenho geral da equipe. Observamos abaixo que, apesar do ótimo resultado do Robson, ele teve períodos de “vacas magras” de Março até Maio, mas recuperou-se muito bem em Junho, mesmo com o crescimento agressivo em sua cota. O que pode ter ocorrido neste ponto? Alteração de clientes, novas ferramentas, etc?

 

Ademais, temos um ranking da equipe para avaliar os resultados individuais em comparações entre si, ocasionando uma “posição” entre as classificações, considerando o fator classificatório como o “% Ating.”.

 

SalesDash3

 

Atualizar a base de dados

Todas estas informações são calculadas a partir da base de dados existentes na aba “Base_Config” da planilha que pode ser atualizada, limpada e alimentada quando desejado. Observe os campos existentes entre as colunas A até D:

  • Data: Insira a data da venda realizada ou somente uma representação de um período. Por exemplo: 1/mai para passar todas as vendas realizadas no mês de Maio inteiro. A planilha calculará automaticamente como mês cheio.
  • Vendedor: Insira o nome do vendedor para todos os períodos. Atenção para o nome correto e sem mudanças ao longo dos períodos.
  • Meta: A meta do período mencionado, em qualquer grandeza (unidades, ou reais). Se for por dia, insira a meta do dia, se por mês, a meta total do mês.
  • Vendas: As vendas do período mencionado, em qualquer grandeza (unidades, ou reais). Se for por dia, insira as vendas do dia, se por mês, as vendas totais do mês.

Para a caixa de seleção, será necessário inserir os nomes dos vendedores, SEM DUPLICIDADE, nas células da coluna F.

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Apenas isso e pronto!

Boas análises e aproveite o modelo:

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