Dashboard dinâmico e animado no Excel


Dashboard significa “painel de bordo”, comumente utilizado no ambiente empresarial para reportar,visualizar, analisar uma série de indicadores mais importantes (que os demais dados disponíveis para a empresa). Assim como o painel de bordo de um automóvel, exibirá as informações vitais que deverão estar facilmente à vista. Fonte: Wikipedia.

Como um relatório, ele pode ser estático, exibindo gráficos e números que já irão transmitir informações importantes ao seu leitor, analisando-se a realidade atual. Com o Microsoft Excel temos todos os recursos para criar um relatório dinâmico para esta finalidade, com gráficos, imagens, indicadores, números que se alterariam em função de uma seleção ou filtro realizado, com o auxílio dos “Controles de Formulário”.

Talvez você já tenha analisado ou até criado um dashboard desse tipo, mas já pensou em disponibilizar um relatório em que todas essas seleções, filtros e mudanças nas informações sejam feitas de forma animada?

Vamos demonstrar, passo-a-passo, como criar um painel que deixará seus clientes impressionados, em uma ferramenta praticamente universal, que é o Excel.

Neste exemplo, vamos desenvolver um dashboard considerando alguns dados obtidos com o IBGE, como evolução da pirâmide etária, população nas capitais, evolução do PIB, etc. Antes de tudo, vamos captar estas informações e inseri-las em uma aba que chamaremos de “Base”. As informações demonstram a quantidade de pessoas por faixa de idade (linhas) e por anos específicos (coluna) (Figura 1).

Dash1

Na aba “Dashboard” repita as informações que serão estáticas para o gráfico, neste exemplo, as faixas de idade. Acrescente em uma coluna à esquerda uma numeração sequencial representando a quantidade de linhas. Acima das faixas de cidade, na célula C6, informaremos a posição da coluna que iremos trazer, de acordo com os anos, utilizando a função “ÍNDICE”. Insira na célula C9 fórmula =ÍNDICE(Base!$B$2:$I$19;A9;$C$6) e arraste até o final das linhas (linha 26). A fórmula irá buscar a população daquela faixa de idade, de acordo com a coluna descrita na célula C6 (neste caso, “ano de 1970”)

Dash2

ÍNDICE (Função ÍNDICE)
Descrição

Retorna o valor de um elemento em uma tabela ou matriz (matriz: usada para criar fórmulas únicas que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento.) selecionado pelos índices de número de linha e coluna.

Use a forma de matriz se o primeiro argumento de ÍNDICE for uma constante de matriz.

Sintaxe

A sintaxe da função ÍNDICE tem os seguintes argumentos (argumento: um valor que fornece informações a uma ação, um evento, um método, uma função ou um procedimento.):

  • Matriz  Obrigatório. Um intervalo de células ou uma constante de matriz.
    • Se a matriz contiver apenas uma linha ou coluna, o argumento núm_linha ou núm_coluna correspondente é opcional.
    • Se a matriz tiver mais de uma linha e mais de uma coluna e apenas núm_linha ou núm_coluna for usado, ÍNDICE retornará uma matriz referente à linha ou coluna inteira da matriz.
  • Núm_linha  Obrigatório. Seleciona a linha na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se núm_linha for omitido, núm_coluna será obrigatório.
  • Núm_coluna  Opcional. Seleciona a coluna na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se núm_coluna for omitido, núm_linha será obrigatório.

Iremos criar, agora, o fator de atraso que exibirá, gradativamente, os dados, para dar efeito de animação. Este fator será criado utilizando-se um percentual de 0% a 100% (exibindo nenhuma informação até 100% dos dados, respectivamente). Utilizaremos a célula D7. Deixe o intervalo D9:D26 em branco (ele será preenchido por Macro). No intervalo de E9 até E26, insira a fórmula =D9+((C9-D9)*$D$7) que irá trazer a população daquela faixa etária, aumentando ou reduzindo gradativamente, de acordo com o fator de atraso (D7) e com os dados que estavam sendo exibidos antes do usuário alterar o ano de visualização (coluna D).

Dash3

Insira uma barra de rolagem na aba “Dashboard”, localizado na guia “Desenvolvedor”>”Controles”>”Inserir”>”Barra de Rolagem”.

Dash4

Selecione a barra de rolagem com o botão direito do mouse, selecione “Formatar controle” no menu suspenso. Na caixa de diálogo que aparecerá (“Formatar controle”), vamos configurar este objeto:

  • Valor mínimo: determina o mínimo da barra de rolagem até a esquerda. Por padrão, manteremos como 1.
  • Valor máximo: determina o máximo da barra até a direita. Vamos alterar para 5, pois é a quantidade de anos que possuímos nesta série temporal.
  • Alteração incremental: Descreve o espaçamento das alterações. Neste caso, vamos manter como 1, já que cada mudança na barra de rolagem, aumentará ou diminuirá 1 ano.
  • Vínculo da célula: Indica que o valor atrelado à barra de rolagem será vinculado à uma célula da planilha. Neste caso, não utilizaremos para manter o efeito da animação.

Dash5

Altere o nome da barra de rolagem (nome do objeto) para “barra1”, selecionando o objetivo e inserindo seu nome

Dash6

Vamos inserir um gráfico de barras que formará nosso histograma para exibição da evolução da pirâmide etária brasileira. Com a tecla “CTRL” pressionada, selecione os intervalos B9:B26 e E9:E26 (figura 7), na guia superior “Inserir” > “Gráficos” > “Barras” > “Barra 2D”. Ajuste e altere o gráfico como desejar.

Dash7

Todas as alterações graduais nos dados, necessárias para dar o efeito de animação, serão realizados por uma macro. Desta forma, pressione “ALT+F11” , no menu superior, clique em “Inserir” > “Módulo”. Dentro deste módulo criado, copie e cole o código abaixo:

Esta macro deverá ser atrelada ao controle de barra de rolagem. Clique com o botão direito sobre a barra de rolagem, selecione “Atribuir macro…” e selecione a macro “Altera_Graf1()” na listagem. Clique em “OK”.

Ao clicar na barra de rolagem observe que ela irá inserir na célula “C6” o valor da sua posição, e irá ativar a macro que vai iniciar um loop de 1 até 50, adicionando 1/50 (ou +2%) ao fator de atraso até atingir 100%. Como os resultados de população por faixa etária estão sendo multiplicadas por esse fator de atraso (e o gráfico exibe as barras de acordo com esta coluna) você irá observar um efeito de animação se efetivando no gráfico! Aqui utilizamos 50, mas você pode fazer por 40, 30, 20… quanto menor este valor, mais rápida será a animação.

No dashboard que disponibilizamos incluí a opção de selecionar entre as velocidades de animação, conforme a preferência.

Através da animação podemos facilmente visualizar a alteração da pirâmide etária brasileira e um envelhecimento gradativo da população, visto que a quantidade de pessoas com 20 anos ou mais  está aumentando enquanto que nota-se uma redução nas pessoas com menos de 20 anos.

down_icon Download | Dashboard Animado

3,431 total views, 4 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *