Enviador de E-mails Individuais (Mala Direta) 38 comentários


Através do Excel, do Outlook e utilizando programação VBA, podemos criar um enviador automático de e-mails para destinatários individuais, estilo mala direta.

Através deste post procuramos demonstrar como automatizar este processo para disparar alguns tipos de informativos, comunicados, holerites, relatórios de cunho pessoal e individual etc, que precisam ser disponibilizados de forma exclusiva. Não tenho como intuito ensinar como criar uma ferramenta de spam, a utilização deste sistema para este fim não é encorajada.

Vamos desenvolver um sistema baseado em uma planilha de Excel que, basicamente, possuirá um banco de dados contendo (nome do destinatário, e-mail e nome do arquivo de anexo), uma aba para configurações gerais da mensagem, e os códigos de VBA com integração no Outlook para envio.

1) Criação do banco de dados dos destinatários:

Inicialmente, é necessário determinar quem são os destinatários das mensagens individuais ou mala direta. Abra o Microsoft Excel e renomeie a primeira aba como “banco_dados”, insira nas colunas A: os nomes dos destinatários, B: Email dos destinatários, C: Nome dos arquivos que serão anexados aos e-mails.

Email1

2) Aba para configuração da mensagem:

Na segunda aba da planilha, renomeie-a como “config”. Na célula C2 armazenaremos o assunto da mensagem, selecione a célula e insira na “Caixa de nome” (localizada no canto esquerdo superior) a descrição “assunto”. Isto fará a célula “C2” também ser referenciada como “assunto”. Selecione a célula C4 e altere seu nome para “mensagem”. Selecione a célula C6 e altere seu nome para “anexos”.

Email2

 3) Inserção do código para envio de e-mail individual (VBA):

Para utilização deste código será necessário ativar as referências para a biblioteca de objetos do Microsoft Outlook (e possuir o Microsoft Outlook instalado). No menu superior, em “Ferramentas”, selecione “Referências” e selecione “Microsoft Outlook 14.0 Object Library”.

 Email3

Pressione Alt+F11 para abrir o editor do Visual Basic, clique com o botão direito sobre “Microsoft Excel Objetos”, selecione “Inserir”, “Módulo”. Copie e cole o código abaixo no módulo criado:

Na guia “Desenvolvedor”, clique em “Inserir” no grupo “Controles”, selecione “Botão”. Sobre o botão, clique com o botão direito, selecione “Atribuir macro” e selecione o código que criou “Enviar_Tudo”.

Caso você não consiga visualizar esta guia “Desenvolvedor”, siga os passos abaixo:


Mostrar a guia Desenvolvedor ou executar no modo de desenvolvedor

Você deve exibir a guia Desenvolvedor ou executar no modo de desenvolvedor quando quiser escrever macros, executar macros gravadas anteriormente ou crie aplicativos para usar com programas do Microsoft Office.

Execute estes procedimentos nestes programas do Microsoft Office:

Excel, PowerPoint ou Word
  1. Clique no Botão do Microsoft OfficeImagem do botão e, em seguida, clique em Opções do Excel, Opções do PowerPoint ouOpções do Word.
  2. Clique em Personalizar e, em seguida, marque a caixa de seleção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções.

Ao clicar no botão criado, os e-mails serão enviados automaticamente para os destinatários, de forma individual!

down_icon Download | Planilha Enviador de Emails

4,910 total views, 4 views today


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 comentários sobre “Enviador de E-mails Individuais (Mala Direta)