Errei no Trabalho! E Agora? 3 Comentários


Existe um comportamento em comum quando erramos em algo. O estômago remexe, o corpo esquenta e as mãos suam.

Ninguém gosta de errar, mas é importante aprender a lidar de maneira correta com os passos em falso. Lidar com o sucesso é bem mais fácil que lidar com os fracassos. Mas os erros fazem parte da carreira de qualquer profissional, do mais baixo ao mais alto escalão.

Confira 5 dicas para lidar com os erros.

1. Não Esconda

A pior atitude que você pode tomar é a de tentar acobertar as coisas. Não esconda o erro de quem deve saber. Seja transparente e traga a responsabilidade para si, sem culpar processos ou os colegas de trabalho. Quem assume os erros que comete é visto como um profissional mais maduro.

Lembre-se que em algum momento alguma coisa será revelada e pior que errar, é ser pego na mentira.

2. Avalie os Impactos

Existem erros grandes, existem erros pequenos. Ambos sempre tem algum impacto, seja direta ou indiretamente. Um erro pode ter consequências financeiras diretas, – como um pagamento incorreto – ou indiretas, como quando passamos uma informação errada (podemos ver o impacto no futuro).

Antes de comunicar o erro tenha em mãos a extensão do problema, números e cifras, se possível.

3. Proponha Medidas Corretivas e Preventivas

Não apareça apenas com um problema, ofereça também soluções. Além de traçar um plano para corrigir os eventuais impactos do erro, como uma correção salarial ou uma errata, proponha também atividades adicionais que possam mitigar ao máximo erros futuros, como uma validação mais detalhada ou revisão por outro nível.

4. Direto ao Ponto

Atente-se à sua linguagem corporal, – lembre-se que o corpo fala – olhe nos olhos e descreva o erro sem rodeios. Fale sobre os eventuais impactos e as medidas preventivas e corretivas. Não se preocupe com a reação do seu chefe, ele pode estar menos preparado que você. Mas você deve saber a hora certa de falar, um difícil pra ele provavelmente não é o melhor dia pra contar.

Aprenda um pouco sobre linguagem corporal nos artigos abaixo:

5. Tome um Ar

Não saia resolvendo as coisas a torto e direito. Acalme-se, tome uma água e se puder esperar, resolva amanhã. Nervosismo pode comprometer sua fala e até as medidas corretivas podem dar errado. Erro em cima de erro, obviamente, não é bom.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

2,233 total views, 3 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Errei no Trabalho! E Agora?