Excel Básico: Função SOMASE e SOMASES 6 Comentários


Suponhamos que você tenha uma base de dados no Excel no qual você precise somar os valores separando-os por algum critério, por exemplo, quantidade de vendas por um determinado produto, sendo que existem vários nomes de produto, vendidos por vários vendedores diferentes, em datas diferentes.

Uma das opções é utilizar a função SOMASE que, como seu próprio nome diz, soma valores se atender determinados critérios.

Função SOMASE

Vamos considerar o exemplo abaixo:

somase1

Desejamos somar as quantidades por produto, em uma tabela ao lado:

somase2

Ao invés de somar manualmente cada linha de produto, utilizaremos a função SOMASE na coluna “Quantidade Total”. A função SOMASE segue a seguinte sintaxe: =SOMASE(intervalo, critérios, intervalo_soma), onde ‘intervalo’ refere-se às células que contém os critérios de condição, neste caso produto. ‘critérios’ refere-se ao valor ou célula que contém a condição para soma, neste caso, será o nome do produto “Maçã”, “Abacate”, “Laranja” e assim por diante. ‘intervalo_soma’ indica as células que contém os valores que serão somados condicionalmente, neste exemplo, a coluna “Quantidade”.

No exemplo abaixo, nosso ‘intervalo’ são as células $C$2:$C$9, a coluna de produtos. Os sinais de cifrão antes das referências de linha e coluna indicam que eles estão fixos e não irão se mover quando você arrastar a fórmula na coluna H. Nossos ‘critérios’ são os produtos da coluna G, que irão se mover conforme arrastar ou copiar e colar a fórmula para as linhas abaixo. O ‘intervalo_soma” são indicados pelas células $D$2:$D$9, igualmente fixados pois não deverão mover-se com a fórmula.

Nosso primeiro registro é “Maçã” e deverá somar todas as quantidades somente de “Maçã”.

somase3

Desta forma, somamos e agrupamos os totais para cada produto:

somase4

Função SOMASES

Um exemplo simples é somar as quantidades totais de produto. Pode ocorrer de ser necessário realizar uma soma condicional utilizando mais de um critério, neste caso, (e para os que possuem a versão 2007 do Microsoft Excel, para frente ) utilizaremos a função SOMASES.

SOMASES, como a própria função nos diz, permite somar valores de acordo com um ou mais critérios definidos.

Ainda utilizando a base de dados do exemplo anterior, vamos supor que desejamos somar as quantidades totais por produto, mas também considerando dois filtros adicionais: “Vendedor” e “Data”.

Na célula K2, o usuário da planilha poderá inserir um nome de vendedor para selecionar quais linhas serão somadas. Além disso, para manipularmos informações de data, as células K3 e K4 permitirão que o usuário digite um intervalo de data, ou seja, uma data início e uma data fim.

A sintaxe da função SOMASES é semelhante a sua mãe: =SOMASES(intervalo_soma, intervalo_criterios1, criterios1,…) onde poderemos ter até 127 critérios e intervalos de critérios. Note que a ordem dos argumentos da função SOMASES é diferente da função SOMASE.

O primeiro argumento definimos como a coluna $D$2:$D$9 que é a quantidade (o intervalo de soma). Os argumentos a seguir representam 4 intervalos de critério e critérios:

  • 1: Intervalo $C$2:$C$9 (Produto), com o critério móvel na coluna G;
  • 2: Intervalo $B$2:$B$9 (Vendedor), com o critério fixo na célula K2;
  • 3: Intervalo $A$2:$A$9 (Data), com o critério fixo na célula K3, que a data seja maior que a data de início;
  • 4: Intervalo $A$2:$A$9 (Data), com o critério fixo na célula K4, que a data seja menor que a data final.

somase5

Desta forma, todos os valores serão somados condicionalmente, de acordo com os critérios padrão na lista de produtos, e dos critérios que o usuário digitar nas células que indicam o “Vendedor”, “Data Início” e “Data Fim”.

somase6

Faça download da planilha modelo abaixo para realizar os exercícios de SOMASE e SOMASES! Bom trabalho!

down_icon Download | SOMASE

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

9,569 total views, 4 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Excel Básico: Função SOMASE e SOMASES