Excel Intermediário: Função FREQUÊNCIA 4 Comentários


A fórmula FREQUÊNCIA utilizada no Microsoft Excel pode facilmente agrupar e obter a frequência de ocorrência do grupo, por exemplo, a quantidade de pessoas em uma academia por uma faixa de peso ou padrão de consumo por uma categoria de produtos.

Analistas de inteligência, estatísticos, pesquisadores, empresários e outras profissões que dependem da análise de dados para tomada de decisão, provavelmente, precisarão utilizar a frequência em suas análises. A análise de frequência é determinada, em estatística, como uma ferramenta para agrupar dados e quantificar estas ocorrências. Por exemplo, podemos analisar a quantidade de pessoas por uma determinada faixa de peso e mesmo identificar padrões de compra analisando a frequência de compra de determinados produtos.

Para estas análises podemos utilizar a função FREQUÊNCIA no Microsoft Excel!

Sintaxe

=FREQUÊNCIA(‘matriz_dados’;’matriz_bin’), onde:

  • ‘matriz_dados’: Refere-se ao intervalo de células que contém os dados a serem analisados;
  • ‘matriz_bin’: Refere-se ao intervalo de células que contém as faixas de valores que agrupam os dados da matriz.

Como utilizar a função?

Suponha que coletamos as idades de um grupo de funcionários de uma empresa. Os dados estão dispostos como na figura 1.

Figura 1: Dados de idade de um grupo/amostra.

Figura 1: Dados de idade de um grupo / amostra.

Apenas observar superficialmente estes dados não nos trará informações relevantes e úteis para o objetivo da análise que é identificar algum padrão ou comportamento que pode ser utilizado para uma tomada de decisão.

Primeiro precisamos agrupar os dados de idade em faixas etárias. Identificamos que a idade mínima é 14 anos e a maior idade é 80, dentro deste grupo.

O agrupamento deve ser feito de forma a criar um segmento útil para o objetivo da análise, se queremos viabilizar uma avaliação de um grupo menor, não há necessidade de criar faixas com intervalos muito pequenos (de 5 em 5, por exemplo). Neste caso, vamos considerar faixas com intervalos de 10 anos (figura 2).

Figura 2: Criando agrupamentos de dados.

Figura 2: Criando agrupamentos de dados.

A fórmula entenderá automaticamente um intervalo de frequência como sendo maior que o valor da célula atual e menor ou igual que o valor da célula seguinte, ou seja, o intervalo de idade de 15 anos até 24 anos é representado pela célula E2.

Agora, para calcular a frequência da ocorrência de cada faixa etária, selecione o intervalo de células F2 até F9, e digite a fórmula =FREQUÊNCIA($A$2:$A$16;$E$2:$E$9). Agora vem o truque! Note que ao digitar a fórmula, o Excel automaticamente a escreve sempre na primeira célula da seleção. Para finalizar a fórmula, pressione SHIFT+ENTER.

Veja como a fórmula é automaticamente replicada para as demais células e você deverá notar as chaves que foram inseridas automaticamente antes e depois da fórmula (as “{}”). Este método insere uma fórmula matricial (que é requerida para esta função), ou seja, uma fórmula que permite realizar múltiplos cálculos, em várias dimensões (tema para um artigo futuro!).

Esta é uma demonstração simples da utilização da frequência e da fórmula no Excel, que pode ser aplicada para observar padrões em inúmeras fontes de dados: análise de produtos ou serviços, comportamento de compra, comportamento em redes sociais, gerenciamento de processos etc.

Figura 3: Resultado a análise de frequência.

Figura 3: Resultado a análise de frequência.

 

No resultado desta análise de frequência (figura 3) podemos, agora, constatar rapidamente que a maioria do quadro de colaboradores desta empresa é bastante jovem: 8 das 15 pessoas possui entre 15 e 24 anos de idade.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

3,826 total views, 5 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Excel Intermediário: Função FREQUÊNCIA