Excel Intermediário: Função PREVISÃO 2 comentários


A função PREVISÃO do Microsoft Excel é utilizada para estabelecer tendências na série de dados e auxiliar na previsão de resultados futuros, como vendas e demanda e indicadores econômicos (PIB, SELIC, inflação etc) e demográficos (população, taxa de mortalidade).

Tentar prever o futuro é uma tarefa muito desejada e importante para o sucesso de qualquer negócio, governo ou atividade específica. No entanto é, da mesma maneira, uma tarefa bastante difícil. Uma previsão pode determinar uma tomada de decisão e estratégia específica no presente visando tomar vantagens do que se olha no futuro, mas precisa ser avaliada quanto a sua assertividade.

A fórmula PREVISÃO do Excel permite estabelecer esta previsão muito simples com base na tendência da série de dados, e é apenas uma fração do que pode ser utilizado para realizar um forecast (previsão) completo e com acurácia. O objetivo desta fórmula é encontrar um valor numérico que possa expressar o “futuro”, se o crescimento ou redução mantiver-se inalterável. Sabemos que existem inúmeros fatores que compõem o futuro, e esta função pode oferecer um “cheiro” do que está por vir, se nada for alterado.

Na figura 1, temos os dados de 10 anos de demanda de um determinado produto, em determinada uma empresa e precisamos estimar qual será a demanda em 2015. Utilizaremos a função PREVISÃO para realizar este cálculo.

 


 
Figura 1: Dados históricos de demanda.

Figura 1: Dados históricos de demanda.

Sintaxe

=PREVISÃO(‘x’;’val_conhecidos_y’;’val_conhecidos_x’), onde:

  • x é o valor de data (temporal) sobre o qual queremos realizar a previsão, um dia, um mês, um ano.
  • val_conhecidos_y representa o intervalo de valores registrados no histórico, por exemplo, as vendas dos anos passados.
  • val_conhecidos_x representa o intervalo de datas (temporal) de referência dos valores registrados nos históricos, no exemplo, os anos das quantidades de vendas.

Utilizando a fórmula PREVISÃO

No exemplo citado na figura 1, vamos estimar a demanda de 2015. Insira na célula B12 a fórmula =PREVISÃO(A12;B2:B11;A2:A11).
A fórmula PREVISÃO estima uma demanda de 1.630 unidades para o ano de 2015 e podemos acompanhar esta tendência graficamente (figura 2),

Figura 2: O gráfico de demanda e a linha de tendência demonstram a previsão linear de demanda.

Figura 2: O gráfico de demanda e a linha de tendência demonstram a previsão linear de demanda.

observe como a linha pontilhada de tendência linear conecta o ano de 2005 com o ano de 2015, demonstrando que a previsão é uma tendência histórica. Tudo pode acontecer, no entanto, e a demanda pode cair ou subir acima desta previsão, dependendo dos diversos fatores que podem afetá-la.

Esta é apenas uma tendência para o ano, que pode orientar a empresa sobre o que – mais provavelmente e de acordo com o histórico – pode acontecer.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

 

6,837 total views, 1 views today


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários sobre “Excel Intermediário: Função PREVISÃO

  • Leandro

    Paulo, excelente essa matéria, mas se possível me ajude com uma situação. Suponha que em 2014 minha empresa vendeu 20 mil reais, 2015 vendeu 25 mil e em 2016, 30 mil. É obvio que a projeção para 2017 será de 30 mil reais. Porém gostaria de considerar que em 2014 eu tinha 2 vendedores, 2015 eu tinha 3, 2016 ainda estava com 3 e em 2017 irei trabalhar com 7. Como eu poderia colocar esta informação dentro da projeção.

    View Comment
    • Paulo Campos
      Paulo Campos Autor

      Oi Leandro, de fato a função PREVISÃO é uma estatística básica que indica a tendência da sua série. Os métodos mais avançados de forecast (previsão) tem fórmulas mais elaboradas, que não estão prontas no Excel. Seria necessário desenvolver um algoritmo para isso. Caso tenha interesse, estou elaborando um projeto para abertura de uma consultoria e posso ajudá-lo a fazer uma projeção mais acurada. Me envie um e-mail para insoluzioni@gmail.com
      Abraços

      View Comment