Filtros Avançados no Microsoft Excel 2 Comentários


A maioria dos usuários está acostumada e utiliza os filtros automáticos disponíveis nas planilhas de Excel. Os filtros automáticos são aqueles botões presentes nos cabeçalhos de uma planilha de dados que permitem limitar a visualização dos registros de acordo com o os critérios estipulados pelo usuário.

Mas você conhece os filtros automáticos? Eles fazem a mesma coisa, mas com possibilidades e aplicações mais extensas.

Qual a Utilidade de Filtros Avançados?

Filtros avançados são úteis para criar seleções mais complexas e automatizadas, permitindo que o usuário insira, por exemplo, os critérios pré-definidos que deseja visualizar em uma célula, ao invés de permitir que ele filtre qualquer coisa (que pode trazer alguma informação que não desejamos passar ou errônea).

Combinando filtros avançados e macros, por exemplo, podemos criar um interessante relatório de consultas e busca de dados.

Sobre Dados e Critérios

Figura 1: Intervalo de dados

Figura 1: Intervalo de dados

Antes de tudo, os filtros avançados requerem que os critérios sejam passados através de um conjunto de dados disponibilizados em um intervalo de células. O filtro avançado irá buscar neste intervalo de critérios, as condições que selecionarão os registros da tabela de dados, exibindo ou transportando apenas as linhas que atendem completamente as condições passadas no intervalo de critérios.

Vamos considerar, como exemplo, a tabela na figura 1, contendo informações de clientes de uma instituição bancária. Podemos observar, neste cadastro, o nome, idade, tempo da conta, saldo médio e investimentos totais do ano.

Figura 2: Intervalo de critérios

Figura 2: Intervalo de critérios

Desejamos filtrar de acordo com alguns critérios para cada tipo de informação. Procuramos os clientes que possuem mais de 40 anos e saldo médio maior que 10 mil reais. Como fazê-lo?

Primeiro, vamos criar uma tabela adicional que será o intervalo de critérios. Os cabeçalhos das colunas que contém os dados a filtrar – idade e saldo médio – devem obrigatoriamente constar neste intervalo, com o mesmo nome. Abaixo destes cabeçalhos, vamos incluir nossos critérios, que seguem os métodos matemáticos de comparação. Para idade inserimos “>40” (maior que

40) e para saldo médio, “>10000” (maior que 10.000) (figura 2).

Filtrar no Local

Como mencionado, podemos filtrar no local, exibindo apenas as células que atendem os critérios pré-definidos.

Selecione a tabela de dados que contém as informações, neste caso da célula A2 até E50. Na guia superior “Dados”, selecione “Avançado”, no grupo “Classificar e Filtrar”. A caixa “Filtro avançado” automaticamente exibirá o intervalo que contém os dados no campo “Intervalo da lista”. Clique no campo “Intervalo para critérios” e selecione o intervalo de células H2 à I3.

Selecione a opção “Filtrar a lista no local”. Clique em “OK”.

Observe como os dados serão filtrados, exibindo somente os registros que coincidem com os critérios.

Figura 3: Aplicando filtro avançado, filtrar no local

Figura 3: Aplicando filtro avançado, filtrar no local

Copiar Dados para Outro Local

Figura 4: Filtro avançado, copiando para outro local

Figura 4: Filtro avançado, copiando para outro local

Outra opção do filtro avançado reflete na transferência dos dados selecionados para outras células ou abas, tal como se copiasse e colasse somente os dados desejados.

O processo é o mesmo para um filtro local, mas na caixa “Filtro avançado”, selecionamos a opção “Filtrar lista para outro” , apontando em “Copiar para” o destino para o qual a informação será enviada (deverá ser na mesma aba)

Registros Exclusivos

Os filtros avançados também permitem filtrar ou copiar registros exclusivos, ou seja, registros sem duplicidade, basta marcar a opção “Somente registros exclusivos” e temos o problema resolvido.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

1,164 total views, 2 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Filtros Avançados no Microsoft Excel