Função PROCV com dados no Excel 1 comentário


Muitas vezes você irá se deparar com situações dentro de seu dia a dia de trabalho em que necessitará consolidar uma base de dados dentro de uma planilha de Excel, uma vez que cada uma das informações encontram-se em arquivos separados.

Manualmente, é um trabalho extenuante e longo que poderá tomar dias, no um a um.

Através do Excel, neste artigo, é possível realizar este processo de consolidação rapidamente, em alguns minutos, utilizando-se da função PROCV.

Vamos supor que você possua uma base de dados no Excel (uma planilha) com várias linhas contendo um cadastro de clientes. Nesta planilha temos apenas duas informações: “CPF” e “nome do cliente”. Outra planilha contém “CPF”, “endereço” e “última compra”.

Ocorre que você precisa relacionar todas estas informações numa base única, são mais de mil linhas em cada planilha e tomaria alguns dias para fazer isto manualmente.

Você não dispõe de alguns dias e sim de alguns minutos…  É hora de usar o PROCV!


Sintaxe:

PROCV (Função PROCV)

A sintaxe da função PROCV tem os seguintes argumentos:

  • valor_procurado  Obrigatório. O valor a ser procurado na primeira coluna da tabela ou intervalo. O argumento valor_procurado pode ser um valor ou uma referência. Se o valor que você fornecer para o argumento valor_procurado for menor que o menor valor da primeira coluna do argumento matriz_tabela, PROCV retornará retornará o valor de erro #N/D.
  • matriz_tabela  Obrigatório. O intervalo de células que contém os dados. Você pode usar uma referência a um intervalo (por exemplo, A2:D8) ou um nome de intervalo. Os valores na primeira coluna de matriz_tabela são os valores procurados por valor_procurado. Os valores podem ser texto, números ou valores lógicos. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.
  • núm_índice_coluna  Obrigatório. O número da coluna no argumento matriz_tabela do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um argumento núm_índice_coluna de 1 retornará o valor na primeira coluna em matriz_tabela; um argumento núm_índice_coluna de 2 retornará o valor na segunda coluna em matriz_tabela e assim por diante.Se o argumento núm_índice_coluna for:
    • Menor que 1, PROCV retornará o valor de erro #VALOR!.
    • Maior do que o número de colunas em matriz_tabela, PROCV retornará o valor de erro #REF!.
  • procurar_intervalo  Opcional. Um valor lógico que especifica se você quer que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.
    • Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, ou for omitido, uma correspondência exata ou aproximada será retornada. Se uma correspondência exata não for localizada, o valor maior mais próximo que seja menor que o valor_procurado será retornado.Importante  Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, ou for omitido, os valores na primeira coluna de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente; caso contrário, PROCV poderá não retornar o valor correto.Se procurar_intervalo for FALSO, os valores na primeira coluna de matriz_tabela não precisarão ser ordenados.
    • Se o argumento procurar_intervalo for FALSO, PROCV encontrará somente uma correspondência exata. Se houver dois ou mais valores na primeira coluna de matriz_tabela que não coincidem com o valor_procurado, o primeiro valor encontrado será utilizado. Se nenhuma correspondência exata for localizada, o valor de erro #N/D será retornado.

Utilizando-se da sintaxe descrita acima, insira a fórmula na coluna C3 da planilha “Cadastro1.xls”, onde valor_procurado deverá ser o “CPF” célula A2, matriz_tabela deverá ser o intervalo A3:C27 da planilha “Cadastro2.xls”, núm_índice_coluna é 2 para trazer o endereço ou 3 para trazer o valor de última compra. Para procurar_intervalo digite 0 (VERDADEIRO) para pesquisar somente o que for exatamente igual.

procv1

Arraste a fórmula até o final do cadastro. Desta forma, todos os registros serão processados e o endereço de “Cadastro2.xls” será exibido em “Cadastro1.xls”. Aqueles registros que retornarem como “#N/D” não foram encontrados na outra planilha.

Repita o processo para a coluna D, alterando núm_índice_coluna  para 3 (trazer última compra).

Atenção: O tipo de dados deverá ser igual no valor_procurado e  matriz_tabela  precisa ser o mesmo para que a função funcione, texto com texto, número com número.

Modelos:

1,551 total views, 3 views today


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário sobre “Função PROCV com dados no Excel