Geocode e sua importância para as empresas de hoje 1 comentário


Geocode ou geocódigo é uma padronização para medição de coordenadas geográficas. Segundo o Wikipédia, sua tradução é Geospatial Entity Object Code ou, Objeto Código de Entidade Geoespacial.

É o processo pelo qual podemos atribuir coordenadas de uma determinada localização, através do cálculo da latitude e longitude. Para fins de correspondência, conhecemos nossas localizações normalmente pela citação de um endereço (rua, travessa, bairro, cidade etc.), mas esta descrição de local possui também uma latitude e longitude, que são as coordenadas geográficas de um determinado ponto da Terra.

Geocodificação é um processo que permite converter um endereço em coordenadas geográficas e vice-versa (se possível).

Geocoding e os dias atuais

Compreendendo o significado de geocode talvez não o relacionemos imediatamente com os benefícios que dele podemos extrair. Atualmente, vivemos em uma era onde a velocidade de obtenção da informação vem atender uma necessidade que o ser humano criou para si: otimizar a utilização do seu tempo.

Com a praticidade criada para as tarefas que outrora nos tomavam substancial tempo de nossas vidas – como pagar uma conta de luz, assistir à um filme e manter contato com os amigos – fomos criando, ao longo do tempo, novas atividades e novas necessidades, e, sem perceber, fazemos muito mais coisas hoje e queremos fazer mais, procurando maneiras de esticar as vinte e quatro horas dos dias terrestres.

Com tanta coisa nova já inventada (e outras já substituindo-as), incorporamos ao nosso modo de viver a forma como, hoje, nos localizamos e buscamos lugares, informações e pessoas. Utilizamos o Google Maps, Waze e aplicativos de GPS em geral para encontrar mais facilmente nossos destinos e chegar até lá mais rapidamente, economizando mais do nosso tempo.

geocod2

Portanto, é vital para o negócio ter seu endereço atualizado e fácil de se encontrar em todas e quaisquer tecnologias de busca que temos disponíveis hoje. Quando antes se pedia por referências na rua ou buscava-se na lista telefônica, hoje deve ser encontrado rapidamente na tela de um smartphone, sob pena de alterarmos nossa rota, destino, loja ou fornecedor, se sua empresa não estiver visível na rede.

A geocodificação é um processo que traça as coordenadas exatas da sua localização e deverá ser, em breve, tão importante quanto o código postal: “Pode me passar suas coordenadas?” – perguntará seu cliente.

Áreas de importância

Além da facilidade de localização de lugares, coisas e pessoas, o geocoding fornece à Web uma riqueza gigante de informações através do tracking do IP do usuário, permitindo segmentação geográfica do público-alvo: cidade, estado, país. As ferramentas de publicidade por cliques em anúncios utilizam-se desta informação para segmentar quem irá visualizar o quê de acordo com o perfil definido pelo anunciante. Sem esta informação, a publicidade online seria muito menos viável.

Para as companhias de logística, as ferramentas de localização permitiram uma evolução muito grande no setor, pela melhor organização e planejamento do transporte rodoviário. Criar automaticamente roteiros de entrega, calculando distância e tempo de viagem entre dois pontos só é possível através da geocodificação sistemática dos endereços, rotas e destinos.

geocod3

Quando uma empresa possui uma força de vendas que atua no campo, realizando visitas pessoais nos clientes, localizar-se rapidamente e planejar as atividades da semana é fundamental para otimização da equipe. Os gestores comerciais podem rastrear e orientar seus liderados, através do GPS, bem como realizar zoneamento de área de trabalho com as ferramentas provenientes deste tipo de tecnologia.

Além disso, as áreas de suporte da empresa, tais como de inteligência e de informação, podem valer-se da geocodificação para realizar análises e estudos geoespaciais, indo além da apresentação comum ou tabelas simples de informação: Plotar nossos principais clientes no mapa permite obter insights não visíveis anteriormente.

Afinal, como encontro estas coordenadas?

Você já respondeu à esta pergunta quando acessou o Google Maps e digitou seu endereço. Você verá que, abaixo do seu endereço encontrado, aparecem dois números separados por uma vírgula. Estas são a latitude e longitude do ponto exato onde você clicou, ou seja, as coordenadas geográficas deste ponto do mapa.

geocod1

Não aprofundei-me sobre outros fornecedores desta informação (coordenadas), mas é possível afirmar que o Google detém maior qualidade (se não for o único) na classificação e divulgação destes dados.

Não só lhe permite acessar esta informação on demand como oferece alguns materiais e códigos pré-prontos para desenvolvedores que desejam implementar este processo em algum aplicativo específico, site ou análise em massa: https://developers.google.com/maps/documentation/geocoding/?hl=pt-br

Para geocodificar em massa, ou seja, obter coordenadas geográficas uma base de endereços (logradouro, bairro, cidade, estado etc) específicos, utilize nossa ferramenta gratuita para geocodificação, conforme publicado neste postGeocoder – Geocodificador (ScientiaArca)

 

782 total views, 1 views today


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário sobre “Geocode e sua importância para as empresas de hoje