Como Utilizar Gráfico de Rosca no Excel


Neste artigo vamos ensinar como utilizar e onde aplicar um gráfico, não raro, pouco utilizado na criação de relatórios, dashboards e apresentações pelo fato de ser pouco conhecido e explorado: o gráfico de rosca!

O gráfico de rosca é um gráfico com um nome engraçado. Por quê rosca? Por que ele parece com uma rosquinha! E uma coisa mais interessante: ela pode ter várias camadas de informação.

Gráfico de Rosca

O gráfico de rosca pode ser utilizado como uma opção para o gráfico de pizza, pois apresenta os segmentos de informação em fatias, da mesma forma, assim como demonstrado na figura 1. Podemos fazer algumas modificações interessantes, como no exemplo, incluindo o número total no centro da rosca, no furo.

Figura 1: Gráfico de rosca e rótulo no centro.

Figura 1: Gráfico de rosca e rótulo no centro

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Os dados podem ser apresentados em um gráfico de rosca regular, gráfico de rosca destacado ou um gráfico de rosca com múltiplos anéis representando uma categoria, como na figura 2.

Figura 2: Estilos diferentes de gráficos de rosca

Criando um Gráfico de Rosca

Figura 3:

Figura 3: Inserindo um gráfico de rosca

Para inserir um gráfico de rosca, selecione os dados da tabela contendo os dados e os rótulos. No exemplo da figura 3, selecione o intervalo A2 ao B6. Clique na guia superior “Inserir” > “Outros Gráficos” > “Gráfico de Rosca”.

Pode-se incluir um gráfico de rosca destacado selecionando a opção “Gráfico de Rosca Destacado”, mas é possível destacar uma fatia específica do gráfico manualmente, selecionando-a (clique sobre ela, conte até 2 e clique novamente) e então arrastando-a.

É possível alterar a formatação manualmente, selecionando cada fatia ou o gráfico inteiro e mudando as cores, bordas, preenchimento etc ou escolhendo um design pré-pronto na guia superior “Design”.

Gráfico de Rosca com Vários Anéis (Múltipla)

O gráfico de rosca pode ser ter sua apresentação de dados ampliada com a utilização de múltiplos anéis, para categorias diferentes de informação, demonstrando várias informações em um mesmo gráfico diferenciado.

Para criar um gráfico de rosca múltipla, suponha uma tabela de dados disposta como na figura 4. Selecione todas as células da tabela e

Figura 4:

Figura 4: Criando um gráfico de rosca com múltiplos anéis

clique na guia superior “Inserir” > “Outros Gráficos”> “Gráfico de Rosca”. Será criado um gráfico de rosca com dois anéis, um para cada sexo, conforme os dados existentes. Se você mover o ponteiro sobre um anel específico você poderá identificar a qual categoria pertence.

É possível alterar a formatação manualmente, selecionando cada fatia ou o gráfico inteiro e mudando as cores, bordas, preenchimento etc ou escolhendo um design pré-pronto na guia superior “Design”.

Rótulos podem ser adicionados manualmente, clicando com o botão direito sobre uma área de uma anel e selecionando “Adicionar Rótulos de Dados”, mas não serão adicionados rótulos específicos para cada anel, por exemplo, para indicar a qual categoria se refere. Você precisa inserir uma caixa de texto ou forma para criar um rótulo para cada anel.

Formatando os Rótulos do Gráfico

Figura 5:

Figura 5: Alterando estilo dos rótulos

Para formatar os rótulos dos gráficos, selecione a série de rótulos desejada, clicando uma vez sobre ela, clique na guia superior “Formatar” e, em “Estilos de Forma”, clique sobre o botão “Mais”, demonstrado na figura 5. Escolha um estilo de forma desejado para aplicar no rótulo de gráfico.

Criando um rótulo manual

Figura 6: Usando formas para criar rótulos manuais

Figura 6: Usando formas para criar rótulos manuais

Como mencionamos anteriormente, em um gráfico de rosca com vários anéis não é possível aplicar rótulos automáticos funcionais para identificar cada anel de informação. Isso precisa ser feito através de uma caixa de texto ou forma.

Neste caso, utilizaremos uma forma de texto explicativo para criar o rótulo manual. Clique na guia superior “Inserir” > “Formas” > “Texto Explicativo 2”. Utilize o mesmos passos de formatação demonstrados na figura 5 para ajustar a forma junto ao gráfico.

Formatar o Furo da Rosca, Rotação e Explosão

Para tornar as fatias mais largas ou justas, é possível reduzir ou aumentar o furo da rosca, respectivamente, além de rotacionar o gráfico conforme a necessidade ou explodir as fatias para destacá-las. Para tal, selecione o gráfico, clicando sobre qualquer das fatias ou anéis, e clicando com o botão direito e selecione a opção “Formatar Série de Dados”.

Para girar as fatias, utilize o slider em “Ângulo da primeira fatia” para ajustar entre “Sem rotação” e “Rotação Completa”.

Para ajustar a explosão das fatias, utilize o slider em “Explosão da Rosca” para afinar entre “Junto” (fatias juntas) ou “Separado” (para fatias separadas e destacadas).

Para formatar o tamanho do furo da rosca, utilize o slider em “Tamanho do Orifício da Rosca” para selecionar entre “Pequeno” ou “Grande”.

Figura 7: Ajustando rotação, explosão e tamanho do furo da rosca

Figura 7: Ajustando rotação, explosão e tamanho do furo da rosca

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

4,137 total views, 1 views today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *