Gráfico de velocímetro animado 3 Comentários




Anteriormente, publicamos como desenhar um gráfico de velocímetro utilizando gráficos de rosca e de dispersão. Mas, assim como todos os gráficos no Excel, as mudanças são instantâneas. E se fizermos uma animação?

Uma animação pode ser aplicada em qualquer gráfico disponível no Excel (iremos disponibilizar vários modelos sobre) e torna o relatório mais agradável, bonito e dinâmico!

Antes de tudo, precisamos definir em que condições as informações exibidas no gráfico de velocímetro irão mudar. Vamos assumir, neste exemplo, que as informações se alteram conforme uma cidade que selecionemos no combobox.

Crie uma base, em outra aba da planilha, contendo “Cidade” e “Vendas”, em duas colunas, e com os respectivos dados para cada linha.

Velociv2_1

Nos menus superiores, na guia “Desenvolvedor”, selecione “Inserir”  e escolha a “Caixa de Combinação”, inserindo-a no local de sua preferência.

Velociv2_2

Caso você não consiga visualizar esta guia “Desenvolvedor”, siga os passos abaixo:


Mostrar a guia Desenvolvedor ou executar no modo de desenvolvedor

Você deve exibir a guia Desenvolvedor ou executar no modo de desenvolvedor quando quiser escrever macros, executar macros gravadas anteriormente ou crie aplicativos para usar com programas do Microsoft Office.

Execute estes procedimentos nestes programas do Microsoft Office:

Excel, PowerPoint ou Word
  1. Clique no Botão do Microsoft OfficeImagem do botão e, em seguida, clique em Opções do Excel, Opções do PowerPoint ouOpções do Word.
  2. Clique em Personalizar e, em seguida, marque a caixa de seleção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções.

 Clique com o botão direito sobre a caixa de combinação (ou combobox) que inseriu e selecione “Formatar controle”. Em “Intervalo de entrada” selecione o intervalo da aba que criou (contendo a base de vendas por cidade) contendo os nomes das cidades, neste caso, A2:A5. Para “Vínculo da célula”, insira o intervalo da célula P2, na primeira aba.

Velociv2_3

Note que ao selecionar alguma cidade na caixa de combinação que você criou, um número se altera na célula P2. Este número é a posição da cidade na lista da caixa de combinação. Na célula Q2, insira a fórmula =ÍNDICE(Cidades!A2:B5;Plan1!P2;2)


ÍNDICE (Função ÍNDICE)

Forma matricial

Descrição

Retorna o valor de um elemento em uma tabela ou matriz (matriz: usada para criar fórmulas únicas que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento.) selecionado pelos índices de número de linha e coluna.

Use a forma de matriz se o primeiro argumento de ÍNDICE for uma constante de matriz.

Sintaxe

A sintaxe da função ÍNDICE tem os seguintes argumentos (argumento: um valor que fornece informações a uma ação, um evento, um método, uma função ou um procedimento.):

  • Matriz  Obrigatório. Um intervalo de células ou uma constante de matriz.
    • Se a matriz contiver apenas uma linha ou coluna, o argumento núm_linha ou núm_coluna correspondente é opcional.
    • Se a matriz tiver mais de uma linha e mais de uma coluna e apenas núm_linha ou núm_coluna for usado, ÍNDICE retornará uma matriz referente à linha ou coluna inteira da matriz.
  • Núm_linha  Obrigatório. Seleciona a linha na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se núm_linha for omitido, núm_coluna será obrigatório.
  • Núm_coluna  Opcional. Seleciona a coluna na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se núm_coluna for omitido, núm_linha será obrigatório.

Comentário


Neste exemplo, estamos buscando na base de cidades uma linha (número determinado pela sua escolha no combobox), na 2ª coluna contendo os dados das vendas da cidade selecionada. Observe que o resultado na célula Q2 se altera conforme a seleção da cidade é alterada também.

Agora, na célula R2 insira o valor de “100%”. Na célula C2 (que altera o valor do ponteiro no velocímetro) insira a fórmula =Q2*R2, e já vamos explicar estas fórmulas.

Vamos precisar utilizar macros neste relatório. Insira um novo módulo no editor do Visual Basic (ALT + F11) e cole o código abaixo:

A macro acima ira fazer um loop por 100 vezes atribuindo, em cada loop, 1 ponto percentual na célula R2 que, por conseguinte, altera gradativamente o gráfico de velocímetro.

Clique com o botão direito sobre a caixa de combinação e selecione “Atribuir macro”. Em “Nome da macro:” selecione “Altera_Graf”.

Desta forma, ao clicar na caixa de combinação, os valores irão se modificar de acordo com a cidade selecionada, mas irão se alterar de forma animada! Excelente!

down_icon Download | “Gráfico de Velocímetro Animado”

2,525 total views, 1 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Gráfico de velocímetro animado