Gráfico Waterfall Analysis: O que é e como criar? 1 Comentário


Análise Gráfica Waterfall

Um gráfico waterfall é comumente utilizado nas áreas financeiras para analisar o fluxo de caixa e resultados financeiros. Waterfall, como do inglês, significa “cachoeira”, devido à semelhança do gráfico, mas pode também ser designado como bridge.

Justamente, o gráfico vem criar uma “ponte” entre um resultado inicial e um resultado final, detalhando, ao longo do caminho, os números positivos e negativos que contribuíram para o desfecho.

É possível, então, analisar e identificar, ao longo de um determinado período – um ano, por exemplo – quais foram os fechamentos dos meses, quais meses tiveram melhor resultado e quais meses tiveram pior resultado. Além disso, podemos trocar os meses por categorias, para identificar as origens dos resultados ruins ou resultados bons. O gráfico waterfall pode ser utilizado, em verdade, para inúmeras análises além do escopo financeiro como resultados de vendas, resultados de pesquisa de opinião ao longo do tempo ou de gestão de estoque.

O que é importante compreender é que o gráfico, geralmente, deve demonstrar informações dentro de um crescimento ou involução para responder as perguntas: “Quem foram os responsáveis pelo crescimento no produto ‘x’?” ou “Qual foram os meses que em que tivemos redução em nossa lucratividade?”.

Como criar um gráfico waterfall?

O Microsoft Excel não possui um gráfico automático para demonstrar este tipo de informação. Precisaremos utilizar algumas modificações com um gráfico de colunas empilhadas.

Neste exemplo abaixo iremos criar um gráfico para análise de fluxo de caixa, faça download do modelo (ao final do artigo) para acompanhar os exercícios.

waterfall1

Gráfico waterfall analysis

Preencher os dados

Antes de tudo precisaremos inserir e organizar os dados que utilizaremos. Nas células G3:G15 preencha o fluxo de caixa, considerando a primeira célula (G3) como o “caixa inicial”. Os rótulos dos dados deverão ser preenchidos nas células A3:A16.

Utilizaremos 5 colunas adicionais entre os rótulos e o fluxo de caixa que servirão de base para a construção deste gráfico:

  • Coluna C (“Caixa Inicial”): Insira a fórmula =G3 para espelhar o caixa inicial do seu fluxo. As demais células deverão ficar em branco;
  • Coluna F (“Caixa Final”): Insira a fórmula =SOMA(G3:G15) para calcular o caixa final do fluxo. As demais células deverão ficar em branco;
  • Coluna D (“Entradas”): Representará somente os valores positivos, ou seja, os valores que entraram no caixa. Para tanto, vamos inserir a fórmula =SE(G4<0;0;G4) e arrastar para as demais células (até D15)
  • Coluna E (“Saídas”): Representará somente os valores negativos, ou seja, os valores que saíram no caixa. Para tanto, vamos inserir a fórmula =SE(G4>0;0;G4*-1) e arrastar para as demais células (até E15);
  • Coluna B (“Base”): Será utilizada de forma “invisível” para poder construir as flutuações nas barras empilhadas. Esta coluna deverá executar o cálculo que somará as entradas do mês anterior ao caixa do mês atual, subtraindo as saídas do mês atual. Insira a fórmula =B3+C3+D3-E4 na célula B4 e arraste até B15.

Não esqueça de inserir os rótulos de cabeçalho na primeira linha dos dados também. Deixe as linhas 2 e 17 em branco.  A planilha de dados deverá ficar como abaixo:

waterfall2

Inserir gráfico de barras empilhadas

Agora é o momento de inserir o gráfico e formatá-lo para transformar-se em um waterfall. Selecione toda a caixa com os dados, exceto a coluna G do fluxo de caixa: A1 até F17, clique na guia “Inserir” > “Colunas” > “Colunas Empilhadas”.

Selecione as barras que representam a série “Base” (provavelmente em azul) e clique na guia “Formatar”, no topo da tela, clique em “Preenchimento da Forma” > “Sem Preenchimento”.

Você pode desejar preencher as barras das séries “Caixa Inicial” e “Caixa Final” com a mesma cor, basta selecioná-los e seguir o mesmo processo acima, mas selecionando a cor de sua preferência.

Para tornar o gráfico mais funcional visualmente, selecione as barras da série “Entrada” e preencha com a cor verde (saldo positivo) e da série “Saída”, com a cor vermelha (saldo negativo).

down_icon Download | Waterfall analysis

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

6,637 total views, 1 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Gráfico Waterfall Analysis: O que é e como criar?