Gráficos Geográficos (Mapa)


Sem dúvida, o Excel possui excelentes gráficos para apresentação de informações relevantes de forma facilitada, do ponto de vista visual.

Mas se você procurar algum gráfico geográfico, ou seja, em formato de mapa, ficará desapontado.

Leia também Gráficos Geográficos (Mapas) – Coloridos!

De forma superficial, Já procurei informações sobre o assunto e, aparentemente, o Excel forneceu algo do tipo para a versão 2000, mas não encontramos nada de concreto.

A saída é criar alternativas através da utilização de macros e imagens de mapas (que podemos obter na internet, facilmente). O maior trabalho, neste exemplo, está em recortar e modelar cada componente de um mapa específico. E vamos falar sobre…

Basicamente, o que iremos fazer é capturar uma imagem (print screen) de mapa no nível de detalhe que necessitamos, recortar a imagem e criar uma imagem para cada recorte, e remontar este mapa como um quebra-cabeça. Por exemplo, copiamos a imagem do mapa do Brasil e recortarmos cada estado do país.

É possível utilizar quaisquer ferramentas de edição de imagem que desejar mas, neste artigo, iremos realizar tudo com o uso do PowerPoint e do PaintBrush.

O primeiro passo é adquirir um mapa no nível de detalhe que necessita e recortar os componentes de para os quais irá gerar os gráficos, alterar as cores etc.. Neste caso, vamos pegar um mapa do Brasil.

Acesse o maps.google.com.br, suba até o nível de zoom que possa visualizar o mapa nacional inteiro. Pressione a tecla PrintScreen (PrtSc, PrntScr).

Abra o PaintBrush e cole (CTRL+V) a imagem que acabou de capturar.

Vamos apagar os rótulos das cidades/estados que aparecem no mapa. Utilize a ferramenta “Conta Gotas” no menu superior do PaintBrush, clicando sobre uma área do mapa que deseja apagar: assim o pincel ficará com a cor da área que deseja “maquiar”.

GeoGraph2

Em seguida, então, selecionamos o pincel e pintamos o nome do rótulo no mapa inteiro.

GeoGraph3

No menu superior, em “Selecionar”, clique em “Seleção de formato livre” e desenhe uma seleção para recortar exatamente à volta da fronteira do estado. Pressione CTRL+X para recortar a seleção.

GeoGraph5

Abra o PowerPoint e cole (CTRL+V) a imagem que acabou de recortar no PaintBrush. Clique sobre a imagem que colou e, no menu superior em “Formatar”,  selecione “Cor” e “Definir Cor Transparente”. Clique sobre a área “branca” à volta da fronteira e ela será automaticamente transformada em “transparente” que permitirá encaixar cada estado, para formar o Brasil.

GeoGraph6

Realizando todos estes passos para cada estado do país, vá encaixando – assim como um quebra-cabeças – cada estado para formar o Brasil… Trabalho um pouco cansativo, mas que agrega bastante valor no objetivo de construir a informação desejada: um report pouco realizado no mercado.

Selecione todos os objetivos colados que recortou (cada estado, clique e arraste para selecionar tudo). Abra o Excel e cole estas imagens.

O próximo passo é nomear e identificar  cada componente/figura que será utilizado na composição deste relatório com os gráficos geográficos. Selecione cada componente e digite no canto superior esquerdo do Excel um nome para o componente.

GeoGraph7

Após atribuir uma identificação para cada peça do mapa, é necessário inserir os dados na planilha, que serão os dados utilizados para plotar dentro do gráfico que iremos criar. Insira na coluna A os nomes dos estados que devem ser os mesmos que escrevemos para cada componente do gráfico. Na coluna B insira o valor que deseja incluir como avaliação dentro do gráfico, por exemplo, vendas em R$. Ao final das linhas da coluna B, insira a fórmula =SOMA(B6:B31) que fará a soma das vendas em R$ (total). Na coluna C, insira a fórmula =B6/$B$32, que realizará a divisão das vendas do estado em relação ao total (a fórmula de soma que você inseriu), e arraste para todas as linhas até C31.

GeoGraph8

Vamos criar um intervalo para o qual iremos atribuir a escala de cores. Na coluna O insira na primeira linha (O2) =MÍNIMO(C2:C27), e na última linha (O8) =MÁXIMO(C2:C27). Essas duas fórmulas retornarão o menor e o maior percentual, respectivamente. Nas linhas 3 até 7 digite a fórmula =O2+$O$8/6 , para criar as faixas. Na coluna P determine o percentual de brilho para a imagem – quanto maior o percentual, mais clara ficará o componente e vice-versa.

GeoGraph9

Agora, acrescente na coluna D, para todas as linhas, a fórmula =SE(C2<=$O$2;$P$2;SE(C2<=$O$3;$P$3;SE(C2<=$O$4;$P$4;SE(C2<=$O$5;$P$5;SE(C2<=$O$6;$P$6;SE(C2<=$O$7;$P$7;$P$8)))))). Está fórmula irá buscar o brilho determinado para cada faixa encontrada para o percentual de vendas.

Para alteramos a cor de cada componente no mapa vamos utilizar as macros do Excel (VBA). Aperte ALT+F11 para abrir o editor do Visual Basic. No explorador de objetos à esquerda, clique com o botão direito sobre “VBAProject (GeoReport.xlsm)”, aponte para “Inserir”, e “Módulo”.

No módulo criado insira o código abaixo:

Insira, na planilha, uma forma, desenho qualquer. Clique com o botão direito sobre a forma inserida, selecione a opção “Atribuir Macro”. Selecione “Escala_Color” (que é a macro que você acabou de inserir) e clique em “OK”.

GeoGraph11

Pronto! Agora é só atualizar as informações de vendas, clicar na forma que inseriu para atualizar o gráfico de mapa e ver a mágica acontecer, um excelente e customizável gráfico geográfico!

GeoGraph12

É possível personalizar as visões de mapa, acessando os detalhes de cidades, munícipios, macroregiões, microregiões, bairros etc. Há um grande trabalho para recortar as regiões que deseja mostrar, mas é um trabalho único.

down_icon Download | GeoReport

2,982 total views, 6 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *