Introdução ao Google Fusion Tables 2 comentários


Leia em seguida: “Importando Dados no Google Fusion Tables” >>

O Google Fusion Tables é uma ferramenta experimental em desenvolvimento pelo time de pesquisa do Google utilizada para visualização de dados, coleta, organização, manipulação, visualização e compartilhamento de dados.

É como possuir um banco de dados online, permitindo criar gráficos, tabelas e ainda gráficos baseados nos mapas do Google. Além disso, você pode compartilhar todas as visualizações que quiser em um site próprio, sem que os usuários precisem acessar o Google Fusion Tables diretamente.

Como é uma ferramenta ainda passando por testes, você irá notar que tudo está em inglês. Mas nós vamos lhe dar o passo a passo para poder usufruir este excelente recurso, em vários artigos específicos para permitir explorar ao máximo cada módulo.

Este artigo trata de um resumo sobre as funcionalidades do Fusion Tables, também disponível no próprio site do Google: https://support.google.com/fusiontables/answer/2571232?hl=en&ref_topic=1652595

Visualizar Dados em ‘Big Tables’ Online

As tabelas do Google lhe ajudarão a encontrar centenas de tabelas do Fusion Tables públicas, ou milhões de tabelas públicas disponíveis na web para que você importar para o Fusion Tables. Além disso, você pode importar seus próprios dados de planilhas ou arquivos CSV ou KML. Os desenvolvedores podem utilizar o API do Fusion Tables para inserir, atualizar, deletar e selecionar dados por meio de programação. Você pode exportar todos estes dados também.

É possível visualizar gráficos e mapas instantaneamente, e filtrá-los para uma consulta mais seletiva.

Finalizando um bom gráfico ou mapa, você pode compartilhá-lo em seu site ou post em seu blog ou mesmo enviar um link por e-mail ou instant messengers. Sempre mostrará os valores mais atualizados, auxiliando-o a transmitir sua informação mais facilmente.

Duas Tabelas São Melhores que Uma!

É possível mesclar duas tabelas com informações diferentes (virtualmente) para visualizar tudo em um mesmo lugar. Quando alguma tabela for atualizada, a tabela mesclada irá mostrar o valor mais recente também.

O Fusion Tables permite compartilhar somente as informações que desejar, mantendo as demais discretamente privadas, publicando um subconjunto de linhas ou colunas com permissões de acesso restritos.

Alguns conjuntos de dados são públicos, como desejado pelos seus proprietários. É permitido procurar por estas informações e acessá-las manualmente ou através do API do Fusion Table. Mescle as fronteiras de um arquivo KML público de outra pessoa para criar um mapa customizado de intensidade, mescle um banco de dados com imagens de bandeiras para tornar seu mapa de bolhas mais colorido, e muito mais.

O Fusion Tables, também permite que você mantenha histórico de onde os dados vêm. Durante a importação em qualquer momento, você pode especificar uma atribuição aos dados. A atribuição irá aparecer mesmo que seus dados estejam mesclados com outras tabelas.

Crie um Mapa em Minutos

Não há necessidade de se preocupar com latitude e longitude ao importar dados de localidade. O Fusion Table automaticamente

converte localização em dados geocodificados, permitindo a criação de pontos, linhas, polígonos, endereços de clientes, locais, países etc. Os mapas podem ser customizados como desejado: podemos criar um mapa de intensidade usando polígonos em arquivo KML, mostrar centenas de trilhas ao mesmo tempo.

Além disso, é possível compartilhar os mapas criados incorporando-os em seu blog ou website, importando o arquivo KML gerado no Google Earth e também hospedar seus links KML dinâmicos para que os colaboradores vejam sempre os dados mapeados mais atualizados.

Abaixo, um exemplo da utilização de gráfico de mapas no Fusion Table, utilizando a população por município do estado de São Paulo:

Hospede os Dados Online e Fique no Controle

Como o Google proclama, o Fusion Tables é como um formato de arquivo online. Os usuários do seu site, por exemplo, não precisam baixar o arquivo para visualizar os dados, eles podem visualizar diretamente no seu site, incorporado ao seu código. Eles podem explorar os mapas, gráficos, calcular e também realizar buscas nos gráficos ou mesmo baixar apenas o conjunto de dados que eles desejam – ou não exportar nada, se você assim especificar.

Com base no Google Fusion Tables, elaboraremos tutoriais semanais sobre os diversos recursos disponibilizados pela ferramenta.: Gerenciamento de dados, criação de gráficos e visualização de dados, mapas e mais! Acompanhe-nos!

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

2,051 total views, 5 views today


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários sobre “Introdução ao Google Fusion Tables