Leitura Facial: Como “ler” as pessoas através de micro expressões 5 Comentários


Você já pensou em entender o que as pessoas em uma sala de reunião estão dizendo? Não verbalmente, mas corporalmente? Aprender a ler micro expressões é como ter superpoderes! Você pode descobrir se a proposta que está apresentando está sendo agradável para os seus interlocutores apenas por olhar em seus rostos. E, também, saber se alguém está mentindo sobre algum problema ocorrendo nos negócios. Ler o que as expressões faciais e corporais estão dizendo pode ajudar muito no julgamento e feedback sobre o verdadeiro sentido das palavras!

Outro dia estava assistindo ao seriado “Lie to Me”, (“Engane-me se puder”), FOX (2009) que demonstra o dia a dia do Dr. Cal Lightman que utiliza, juntamente com sua parceira, Dra. Gillian Foster, a leitura da linguagem corporal e de micro expressões faciais para detectar fraudes e mentiras, levando à conclusão e elucidação de crimes e intrigas. O Dr. Cal Lightman é inspirado no notável psicólogo e expert em leituras corporais e faciais Dr. Paul Ekmann. E então não é apenas ficção: micro expressões existem.

Este excelente conteúdo foi extraído de Science of People, publicado por Vanessa Van Edwards, e corrobora nossos entusiamos em desvendar o que as pessoas estão dizendo não verbalmente. Vale a pena dar uma olhada! Além disso, Vanessa irá lançar um curso exclusivo em português e assim que disponível, ela me comunicará para divulgar a vocês!

Um Guia Rápido para Leitura Facial

Microexpressões

Microexpressões são contrações involuntárias dos músculos faciais em função de algum estímulo interno ou externo, duram apenas frações de segundo e são difíceis de se disfarçar.

Aprender a ler o rosto das pessoas é uma parte essencial da interpretação não verbal da linguagem e para compreender o que estão dizendo veladamente. Micro expressões frequentemente ocorrem em frações de segundo (1/15 ou 1/25 de um segundo) e são, universalmente, classificadas em 7: nojo, raiva, medo, tristeza, felicidade, surpresa e desprezo.

O rosto é o melhor indicador para detectar as emoções humanas mas é, ainda assim, mal observado. O Dr. Paul Ekman realizou pesquisas surpreendentes para decodificar a face humana e identificou que elas são universais: Significa que uma face de tristeza de uma pessoa no Brasil ou nos Estados Unidos é idêntica a uma pessoa que nasceu em Nova Papa Guiné, em uma comunidade indígena, que nunca assistiu televisão ou filmes para se espelhar. Ele também descobriu que as pessoas nascidas cegas – cegas congênitas – são capazes de realizar as mesmas expressões faciais, ainda que nunca tenham visto o rosto de outra pessoa.

Ekman designou sete expressões faciais que são as mais frequentes  e fáceis de interpretar. Aprender a lê-las ajudará incrivelmente a compreender melhor as pessoas em nossas vidas. Se deseja praticar a leitura facial, é importante conhecer as expressões básicas a seguir. Vanessa recomenda praticar estas expressões em frente ao espelho para ver como elas realmente podem parecer em você. Você irá ainda perceber que ao fazer uma expressão facial, irá, também, começar a sentir a própria emoção! Emoções não apenas implicam em uma expressão facial, expressões faciais também causam emoções.

Micro expressão de Surpresa

Supresa

– As sobrancelhas se levantam e se curvam;

– A pele abaixo das sobrancelhas se estica;

– Rugas horizontais atravessam a testa de fora a fora;

– As pálpebras estão abertas, o branco do olho aparece acima e abaixo;

– O maxilar abre-se e os dentes estão repartidos mas não há tensão ou estiramento da boca.

 

Micro expressão de Medo

Medo

– As sobrancelhas estão levantadas e desenhadas de forma alinhada, normalmente em uma linha reta;

– As rugas na testa podem ser vistas no centro, entre as sobrancelhas e não de fora a fora;

– A pálpebra superior está levantada, mas a pálpebra inferior está tensa e desenhada para cima;

– O branco na parte superior do olho é visível, mas não na parte inferior do olho;

– A boca está aberta e os lábios estão levemente tensos ou esticados e puxados para trás.

Micro expressão de Nojo

Nojo

– A pálpebra superior levanta-se;

– O lábio inferior levanta-se;

– O nariz enruga-se;

– As bochechas levantam-se;

– Linhas de expressão aparecem abaixo da pálpebra inferior.

Esta é a expressão que você faz quando sente o cheiro de algo muito ruim.

Micro expressão de Raiva

Raiva

– As sobrancelhas mantém-se baixas e alinhadas;

– Linhas verticais aparecem entre as sobrancelhas;

– A pálpebra inferior fica tensa;

– O olhar é duro ou esbugalhado;

– Os lábios podem manter-se firmemente pressionados entre si com os cantos para baixo ou com um formato quadrangular como se estivesse gritando;

– As narinas podem ficar dilatadas;

– O maxilar inferior se projeta para fora.

Todas as três áreas da face devem corresponder às observações acima para confirmar-se uma micro expressão de raiva, sem ambiguidade.

Micro expressão de Felicidade

Felicidade (Real)

– Os cantos dos lábios estão desenhados para cima e puxados para trás;

– A boca pode ou não estar aberta, com os dentes expostos;Felicidade (Falsa) / (Real)

– Uma ruga atravessa do nariz exterior até o lábio inferior;

– As bochechas levantam-se;

– A pálpebra inferior pode mostrar rugas ou estar tensa;

– Os pés de galinha aparecem no canto dos olhos.

A expressão da Shakira (à esquerda) e a foto da direita da Julia Roberts representam uma felicidade verdadeira. A foto da esquerda da Julia é uma expressão de felicidade falsa onde os músculos do canto dos olhos não participam. Note a diferença.

Micro expressão de Tristeza

Esta micro expressão é a mais difícil de se disfarçar.

Tristeza– Os cantos internos das sobrancelhas estão alinhados para dentro e os cantos de fora para cima;

– A pele abaixo da sobrancelha assemelha-se a um triângulo, com o canto superior para cima;

– O canto dos lábios estão alinhados para baixo;

– O maxilar sobe;

– O lábio inferior se projeta para fora.

Micro expressão de Desprezo / Ódio

Desprezo

– Um canto da boca se levanta;

– Olhar baixo.

Pratique a leitura facial em si mesmo para poder detectar nos outros.

Algumas vezes, mais importante que conseguir identificar uma emoção que você está vendo em uma pessoa, é identificar a emoção que você NÃO está vendo. Por exemplo, se você estiver falando sobre uma viagem ou atividade com alguém que você acredita compartilhar os mesmos interesses, esta pessoa está demonstrando uma felicidade genuína? Se você acusa alguém de estar mentindo ou quebrando alguma regra da empresa, ela demonstra medo ou surpresa? Se não demonstra surpresa, ela provavelmente sabia que estava fazendo algo errado e está com medo de ser descoberta.

A importância oculta de fazer uma leitura facial é que ela tem que ser feita em uma pessoa, sem olhar para um smartphone, então teremos que prestar atenção nos outros. Isto sozinho ajuda tremendamente a conectar-se com os outros e vislumbrar seu verdadeiro sentido.

Este artigo foi extraído de Guide to Reading Microexpressions publicado em Science of People for Vanessa Van Edwards.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

18,408 total views, 12 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Leitura Facial: Como “ler” as pessoas através de micro expressões