Li-Fi permite uma conexão de 224 Gbps com lâmpada LED


Pesquisadores da Universidade de Oxford atingiram um novo patamar nas pesquisas com redes eletrônicas usando luzes com fidelidade (daí a sigla Li-Fi) atingir velocidades de download upload de até 224 gigabits por segundo.

O Li-Fi está ainda longe de ser utilizado em escala comercial mas permitiria, tecnicamente, baixar até 18 filmes HD (até 1.5 GB) em até um segundo!

A tecnologia está sendo desenvolvida como uma potencial alternativa ao Wi-Fi, por que utiliza espectros de luz visível para transmitir dados e, pareado com o fibras óticas de conexão alta velocidade, acredita-se que possa atingir velocidades ainda maiores que 600 Mbps, atual limite oferecido hoje no mercado através do Wi-Fi.

O estudo foi publicado no diário Photonics Technology Letter e descrito pelo site International Business Times.

Esta tecnologia nova tem o potencial de oferecer transmissão de dados à baixo custo e de forma mais segura que o Wi-Fi, em lugares fechados, já que os feixes de luz não podem atravessar paredes.

Harold Haas, um dos pioneiros da tecnologia Li-Fi, já afirmou que, no futuro, qualquer lâmpada LED poderá ser utilizada para acessar a Internet, a taxas ultra-velozes, sendo uma alternativa ao Wi-Fi.

719 total views, 2 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *