Média ou Mediana? Quais as Diferenças?


Quais a diferenças entre média e mediana? Quando utilizar e aplicar uma ou outra?

A média representa o valor mais próximo do centro de uma série de valores.

A mediana é semelhante à média, mas ela despreza os valores muito altos ou muito baixos que podem distorcer o resultado. Estes valores fora de série, são chamados de Outliers, em estatística. Você pode ler mais sobre no artigo “Análise de Outliers“.

Figura 1: Tabela de pesos (kg) em uma população.

Figura 1: Tabela de pesos (kg) em uma população.

Se considerarmos a tabela na figura 1, observamos um padrão nos pesos de grupo de homens: entre 60 e 80 quilos. No entanto, dois indivíduos se destacam com 110 e 150 quilos. Como melhor determinar o peso médio dessa população?

Se utilizarmos a média teremos um peso médio de 81 kg. É correto afirmar que nosso grupo pesa em média 81 kg? Temos um desvio consistente provocado por dois indivíduos que resulta em uma média maior.

Ao utilizar a mediana, excluímos estes casos fora de série e, desta forma, temos um indicador mais acurado sobre as observações realizadas na população. Podemos dizer que o peso mediano é 75 kg.

Como calcular a média?

A fórmula para calcular a média é simples: soma dos valores de amostra dividido pela quantidade de amostras. Ou podemos usar a fórmula MÉDIA no Excel: =MÉDIA(‘intervalo’), onde ‘intervalo’ representa o intervalo de células que contém os valores da amostra.

Como calcular a mediana?

Figura 2:

Figura 2: Como calcular a mediana.

O cálculo da mediana é um pouco mais complexo, mas nem tanto. Demonstrado na figura 2, primeiro precisamos ordenar os valores, decrescente ou crescente. Se a quantidade de amostra for par, pegamos os dois valores centrais e a média deles é a mediana da população. Se a quantidade de amostra for ímpar, o valor central é mediana da população.

No exemplo da figura, o resultado é 24,5. 

Este cálculo pode ser mais facilmente realizado no Excel, através da fórmula =MED(‘intervalo’), onde ‘intervalo’ representa o intervalo de células que contém os valores da amostra.

A mediana pode ser utilizada para avaliar, em bases, justas, números que estão acima ou abaixo do resultado geral. Também é largamente aplicado em estudos de comportamento e previsão de vendas.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

3,268 total views, 11 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *