O que são infográficos?


 Você já ouviu falar de infográfico? O que é?

É o nome normalmente dado para informações que podem ser passadas através de uma figura ou com o seu auxilio visual.

Na realidade, um infográfico pode ser um gráfico qualquer, como os conhecidos e  elaborados através do Excel. Mas podemos chamar “infográficos” àqueles em que combinamos desenhos, figuras, gráficos, números e percentuais em um grupo para transmitir uma informação desejada e uma análise já conclusiva, demonstrando os números e uma explicação sobre seu crescimento, redução, volume, tamanho etc. Os “infográficos” ou “infografia” são normalmente utilizados em reportagens de revistas, jornais, boletins eletrônicos, newsletters, etc.

Por exemplo, para elaborar um infográfico sobre consumo de água, podemos utilizar uma imagem de gota de água e utilizá-la em um gráfico informando o volume de água consumido por região do Brasil.

graf1

Gráfico de barras horizontais, onde o preenchimento são gotas em repetição

Um infográfico também poderia ser utilizado para divulgar, de forma mais ilustrada e interessante, a seguinte informação: “40 milhões de brasileiros não possuem acesso à água tratada.” Podemos simplesmente estampar esta frase em um site ou jornal (e até é efetivo como manchete, neste caso), mas podemos também ilustrar a informação:

graf2

Várias imagens agrupadas com uma caixa de texto contendo uma informação em destaque

Adicionar um preenchimento diferenciado e temático à um gráfico comum também auxilia na construção de um infográfico atrativo. Inclua as caixas de comentários com as mensagens e informações em destaque que se almeja divulgar.

graf3

Gráfico de área e gráfico de linhas sobrepostos, onde o preenchimento do gráfico de área foi substituindo por uma imagem de “fundo do mar”

 

 Defina o objetivo do infográfico

Um infográfico pode ser utilizado para destacar uma informação que seja mais complexa e para resumir toda uma análise que poderia ser passada através de um texto plano, e que muitas vezes podem não ser absorvido pelo seu público leitor, por que eles simplesmente não querem passar muito tempo lendo para captar a ideia central da informação ou por que a informação é mesmo muito complexa para ser transmitida apenas por um texto.

O mais importante é definir a ideia central do seu infográfico. Não será muito útil criar vários gráficos, desenhos e números sobre informações que não tem real correlação entre si, ou seja, não contribuem para o objetivo que o levou a escrever aquela análise ou artigo. A relação entre o dado principal e os demais informativos deve ser clara e trazer alguma conclusão realmente interessante sobre o tema central abordado.

 Onde utilizar um infográfico dentro da empresa?

Um infográfico é uma forma inteligente e agradável de apresentar, geralmente, resultados de uma pesquisa de mercado, pesquisa de satisfação, conclusão de projetos e ou análises internas e/ou externas específicas e com tempo determinado.

Podemos considerar um infográfico, assim como uma reportagem de jornal, como um informativo específico e que tem tempo de vida curto. Para uma nova informação, apresentação, conclusão etc deveremos criar um novo infográfico.

Nada impede, no entanto, de utilizarmos uma mesma base para criar um relatório periódico sendo possível encaixar os benefícios visuais dentro de um dashboard. Veja mais sobre dashboards em:

 Seja criativo

Utilize toda a sua criatividade para criar desenhos, imagens e figuras que realmente tenham associação com a informação que está sendo passada. Se você vai falar sobre bananas, trate de arranjar imagens sobre bananas e não imagens de maçãs. Isso pode parecer óbvio, mas quanto mais complexa a informação, mais complexa será a análise, conclusão e a associação representada graficamente.

Utilize o Microsoft Excel para criar os gráficos que possam ser utilizados a partir dos dados de que se dispõe. Você poderá, por exemplo, alterar o preenchimento dos gráficos de um vermelho sólido para um vermelho com transparência, deixando exibir parte do plano de fundo da imagem ou inserindo uma imagem mesmo dentro do preenchimento das colunas.

Todos os elementos dos gráficos podem ser modificados, aumentados, diminuídos, etc. É possível vincular caixas de texto à células das planilhas para exibir dados automaticamente, quando alterados nas células.

Você pode localizar na Web por fotos, clip-arts, que possam auxiliar na criação do seu infográfico, utilizar programas de edição gráfica (Photoshop, Corel Draw, etc) ou o próprio Excel com a ferramenta para inserir “Forma livre”.

graf4

Aguarde em breve modelos e dicas sobre infográficos!

1,575 total views, 1 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *