Percentual ou pontos percentuais? Como usar?


Se você já não sabe, vale conhecer! Você sabe a diferença entre crescimento percentual e crescimento em pontos percentuais (p.p.)?

Ao desenvolver uma análise talvez você já tenha esbarrado na utilização correta de indicadores de evolução ou involução. Estes indicadores irão representar e demonstrar o quanto um número cresceu em comparação com outro, por exemplo, o quanto cresceram as vendas do mês atual em relação ao mês passado.

Diferentes análises podem ser realizadas com diferentes tipos de dados e há de se atentar para a informação e a inteligência que está sendo gerada sobre eles. Cuidado com as regras matemáticas ao trabalhar com números!

pp1

Figura 1: Uso de percentuais

Indicadores de crescimento em percentuais devem ser utilizados para demonstrar estas comparações de números reais, como exemplificado na figura 1.

O percentual de crescimento de ABR em comparação com MAR deve ser obtido através da fórmula ABR ÷ MAR – 1.

Mas, se você for analisar e gerar indicadores de crescimento sobre números percentuais como a taxa de juros, por exemplo, é comum demonstrar que o percentual saiu de um patamar e passou para outro.  Neste caso a redução deve ser demonstrada em pontos percentuais, que é a diferença absoluta entre duas porcentagens.

No exemplo da figura 2, demonstramos tanto a utilização de percentual e de pontos percentuais. O crescimento percentual mostra que, em FEV, a taxa de juros cresceu 1,6% em relação a JAN, enquanto “p.p.” mostra um aumento de 0,20 pontos percentuais.

pp2

Figura 2: Uso de pontos percentuais

Você poderá utilizar qualquer um dos dois desde que respeite a regra em sua apresentação, por exemplo, “A região sul cresceu 13%, nosso melhor resultado, seguido de sudeste (10%) e o nordeste que cresceu 8 pontos percentuais.” é uma maneira incorreta de utilização. Você deverá manter a mesma notação ou nomenclatura para todos os indicadores para que sejam comparáveis.

O correto seria “A região sul cresceu 13%, nosso melhor resultado, seguido de sudeste (10%) e o nordeste que cresceu 8%”.

Para descrever o indicador em pontos percentuais em sentenças grandes ou textos, utilize os números escritos por extenso até dez: “O reajuste dos contratos de aluguel deve girar em torno de 2,5%, podendo variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo.”

Em outras situações, para demonstrar pontos percentuais em gráficos, infográficos, títulos ou legendas, utilize o formato em algarismos decimais seguido de “pontos percentuais”, que pode ser abreviado para “p.p.”

pp3

Figura 3: Pontos percentuais em um gráfico

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

2,269 total views, 4 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *