Planilha para Tabulação de Pesquisas 48 Comentários


Uma etapa da realização de pesquisas mercadológicas, de comportamento, levantamento demográfico é  a coleta dos dados dos participantes. Este levantamento poderá ser realizado através de formulários virtuais ou físicos (papel).

Tabular estes dados de forma organizada pode ser uma tarefa complicada e pode ocasionar a perda destes dados.

Identificada esta necessidade que desenvolvi a planilha a seguir.

down_icon Download | Tabulação de Pesquisa

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Instruções de Uso

Ao abrir a planilha de Excel é necessário habilitar as macros para utilizar as funcionalidades do produto.

  • Clique em “Opções”, localizado abaixo do menus superiores do Excel, como abaixo:
  • Selecione “Habilitar este conteúdo” e clique em “OK”.

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Tabular nova pesquisa

Para tabular uma nova pesquisa, clique no botão “Nova Pesquisa” e certifique-se de que o atual projeto esteja salvo em outro local, para evitar perder os dados da planilha.

Caso haja necessidade, altere os cabeçalhos da primeira tabela à direita: Onde lê-se por padrão, “P1, P2, P3, P4…” substitua pela descrição da pergunta específica utilizadas em sua pesquisa.

Onde lê-se por padrão, “A, B, C, D, E, G, H”, substitua pelas respostas utilizadas em sua pesquisa, para cada pergunta.

Exemplo: “P1” é nomeado como “Idade” e as suas respostas possíveis são “13 a 18 anos, 19 a 25, 56 a 40, 41 a 50, 51+”.

No campo em amarelo, insira o nome, descrição, identificação, etc do formulário que está sendo tabulado. Exemplo: “Paulo Campos”, “Formulário0002”, etc.

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Digite “X” (maiúsculo) para assinalar a resposta marcada para cada pergunta daquele formulário específico.

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No formulário de “Paulo Campos”, sua “Idade” é “19 a 25”, “Sexo” é “Masculino”, tem “Orientação Política” para “Direita” e como interesses de “Lazer” prefere “Viagens”.

Observe que as 10 primeiras perguntas poderão ser utilizadas com filtro para as demais perguntas. Por exemplo: Do resultado, temos 25% do sexo masculino e 75% do sexo feminino. Podemos filtrar, posteriormente na visão dos gráficos, somente os resultados do sexo feminino, para entender o padrão de comportamento, consumo, etc deste segmento em específico.

Clique em “Tabular” para armazenar esses dados na aba “Base”.

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Clique na aba “Gráficos” para visualizar os gráficos que podem ser copiados para um relatório em Word, Excel, apresentação de Power Point, etc.

Ao abrir a aba “Gráficos” surgirá uma solicitação de atualização dos gráficos e filtros. Caso tenha realizado alterações nas descrições das respostas ou perguntas, ou tabulado novas pesquisas, clique em “Sim” para carregar esses novos dados. Caso contrário, clique em “Não”.

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Utilize os filtros no campo superior para segmentar os resultados da pesquisa pelo critério desejado.

Clique na aba “Base” para visualizar a base de formulários que foram tabulados com suas respectivas perguntas e respostas.

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