Sistema de cadastro no Access 4 Comentários


Criar, atualizar e manter um cadastro de pessoas, funcionários, clientes é uma tarefa essencial para diversas áreas da administração empresarial e é, frequentemente, fonte para demais atividades, ou seja, um cadastro bom permitirá bons resultados finais e vice-versa. Para sistematizar este processo de forma simples e a custo baixo podemos utilizar o Microsoft Access.

Antes de iniciar qualquer projeto, é necessário fazer algumas perguntas, modelar mentalmente o conceito e também escrevê-lo no papel.

  • Quem irá utilizar este sistema?
  • Quais informações deseja manter no sistema?
  • Qual a quantidade de informação que o sistema irá comportar?
  • As alterações das informações armazenadas precisam de histórico?

Neste post construiremos um sistema simples de cadastro, onde não utilizaremos todas as questões acima mas é importante possuí-las para quando for desenvolver algo mais elaborado. Por exemplo, segundo as especificações do Microsoft Access, cada banco de dados pode ocupar no máximo 2GB de espaço. Isto é importante de se avaliar na criação do seu projeto.

O projeto pode se aplicar à diversas áreas que requerem administração deste tipo de informação: uma escola, uma academia, uma loja de vestuário, uma consultoria, uma construtora etc. Em nosso exemplo, vamos criar um sistema de cadastro em uma academia.

1) Criar uma tabela

Abra o Microsoft Access e selecione criar um novo banco de dados.

No menu superior “Criar”, selecione “Tabela”.

CadAccess1

Com a tabela aberta, clique em “Modo de Exibição” e depois em “Modo Design”. Insira o nome da tabela na caixa “Salvar Como”. Vamos denominá-la como “TBL_Cadastro”.

CadAccess2

No modo design da tabela, vamos inserir as colunas presentes na tabela e o tipo de dados de cada tabela.

Tipo de dado determina se o dado é um número inteiro, número decimal, texto, boleano (sim ou não) etc.

Na coluna “Nome do campo” insira a nomenclatura do campo da tabela (seu rótulo). Na coluna “Tipo de dados”, selecione o tipo de dado a ser utilizado para aquela coluna, conforme abaixo. Todos os campos são editáveis, exceto o campo “cod_cad”. A figura de chave no canto esquerdo indica que o campo é um campo chave. Neste caso ele é um identificador de cada registro, cada pessoa cadastrada (assim como o CPF e RG) e gera automaticamente um número de código para o registro, quando inserido.

CadAccess3

Clique com o botão direito sobre a aba “TBL_Cadastro” e selecione “Fechar”. Salve as alterações realizadas.

A tabela criada aparecerá no navegador de objetos à esquerda. Selecione a tabela “TBL_Cadastro” e, na guia “Criar”, selecione “Formulário”.

2) Crie um formulário ligado à tabela.

CadAccess4CadAccess5

O Access irá automaticamente gerar o formulário com os campos da tabela. Edite e altere os rótulos dos campos para nomes mais apresentáveis. Por padrão, o layout de todos os campos está travado e, para modificar a posição dos campos, selecione todos eles, clique com o botão direito, aponte para “Layout” e em “Remover Layout”. Modifique a largura dos campos e posição como desejar.

CadAccess6

Ao inserir as informações nos campos, um código para o registro será automaticamente gerado. Para salvar estas informações, basta navegar para um novo registro clicando no botão em formato de asterisco, no canto inferior. As setas ao lado também permitem navegar entre os registros inseridos.

CadAccess7

E temos um sistema simples de cadastro em Access!

Nos próximos posts falaremos sobre como utilizar este sistema para gerar relatórios, interagir de forma diferente com as tabelas, criar validações, máscaras.

Download | CadAccess

8,209 total views, 3 views today


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Sistema de cadastro no Access