Como Criar um Gráfico de Linha do Tempo (Timeline Chart)


Neste artigo escrevemos um tutorial sobre como criar um gráfico exclusivo que batizamos de Gráfico de Linha do Tempo ou Timeline Chart. Não é um gráfico de Gantt, mas um gráfico que combina resultados ao longo do tempo com marcadores que explicariam determinadas variações na curva.

Como sabido, utiliza-se um gráfico de linhas ou de barras para apresentar resultados de vendas, por exemplo, ao longo de um determinado período, sejam dias, semanas, meses ou anos. Não raro, ao apresentar o relatório podemos ser questionados quanto aos motivos de um crescimento ou de uma queda no número. É claro que faz parte da análise investigar e divulgar as justificativas de movimentações notáveis, mas podemos inovar nossa apresentação com a utilização do timeline chart, substituindo o texto explicativo (bullets) por marcadores dentro do próprio gráfico.

O gráfico de linha do tempo pode também ser aplicado na apresentação de relatórios de efetividade de uma campanha de publicidade ou de vendas, reduções de custo ou aumento de lucratividade gerados após implementação de um plano estratégico ou projeto, resultados pós treinamento de equipe ou mesmo do impacto de eventos na economia mundial.

Figura 1: Gráfico de linha do tempo

Figura 1: Gráfico de linha do tempo para impacto de publicidade, mídia social e campanhas sobre vendas

Eu realmente acho uma forma bastante interessante de se apresentar os dados, uma vez que podemos customizar os marcadores com imagens e tamanho do marcador para demonstrar sua magnitude em um ponto exato do tempo – o quanto teve de esforço-, como demonstrado na figura 1. Neste exemplo, podemos extrair análises valiosas como:

  • A entrada na rede social ‘LinkedIn’, em meados de novembro, nos proporcionou um grande aumento nas vendas;
  • Uma forte campanha promocional de descontos resultou na nossa melhor semana de vendas.

A montagem deste gráfico requer algumas manobras que descreveremos a seguir, utilizando-se de um gráfico de linhas subposto a um gráfico de bolhas.

Como Criar o Timeline Chart

Criar Tabela de Dados

Primeiramente, precisamos dispor os dados da planilha, conforme a figura 2. Neste caso, provemos a informação de data, quantidade de vendas aferidas, nome do evento realizado (se houver), posição aleatória (fórmula) e importância (número que representa a magnitude do evento no período especificado, se houver)

Figura 2: Dados para construção do gráfico

Figura 2: Dados para construção do gráfico

A posição aleatória será utilizada para dar uma localização de altura do marcador que independe dos dados, é meramente auxiliar.

Não é um valor fixo, mas uma fórmula =ALEATÓRIO() inserida para todas as linhas que contém dados.

Você pode notar que os valores se alteram ao acaso, quando ocorre alguma atualização na planilha.

Inserir Gráfico de Linha

Como mencionado, para este exemplo, utilizaremos um gráfico de linha para apresentar as vendas ao longo do período. Se você desejar saber mais sobre os modelos de gráfico que podem ser utilizados como alternativa, leia o artigo:  “Que gráfico utilizar? 6 modelos de análise em gráfico para apresentação

Arraste o cursor para selecionar a primeira linha até a última linha de informação, contemplando as colunas “Data” e “Vendas”, clique na guia superior “Inserir” > “Linhas” e escolha o gráfico “Linhas”. Um gráfico semelhante à figura 3, será criado.

Figura 3: Gráfico de linhas demonstra as vendas / dia

Figura 3: Gráfico de linhas demonstra as vendas / dia

Figura 4: Remover bordas do gráfico

Figura 4: Remover bordas do gráfico

É recomendável copiar e colar o gráfico para outra aba da planilha, permitindo aumentar o seu tamanho.  Remova as bordas  do gráfico, selecionando-o, clicando na guia “Formatar” > “Contorno da Forma”, selecione “Sem Contorno”. Remova o preenchimento do gráfico, na mesma guia, clicando em “Preenchimento da Forma” e selecione “Sem Preenchimento”. Faça o mesmo para área de plotagem (a área que delimita o gráfico).

Isto irá criar um gráfico transparente, exibindo apenas linhas, rótulos e títulos com cores opacas.

Inserir Gráfico de Bolhas

Para inserir um gráfico de bolhas, precisaremos adicionar os dados manualmente, após criar o gráfico vazio. Clique na guia “Inserir” > “Outros Gráficos” > “Bolhas”.

Agora vamos adicionar a primeira “bolha”, para marcar uma campanha realizada no ‘LinkedIn’.

Selecione o gráfico de bolhas, clique com o botão direito sobre e selecione a opção “Selecionar Dados…”. Em “Entradas de Legenda (Série)”, clique no botão “Adicionar”.

As informações da série devem ser preenchidas como demonstrado na figura 5, apontando para os dados preenchidos em nossa tabela de dados.

Figura 6: Adicionando série de dados ao gráfico de bolha

Figura 5: Adicionando série de dados ao gráfico de bolha

Em “Nome da série”, selecione a célula que contém o nome do evento.

Em “Valores de X da série”, que representará o eixo horizontal (o mesmo eixo de data para o gráfico de linha), selecione a célula que contém a data do evento.

Em “Valores de Y da série”, preencha com a célula da “posição aleatória”, que irá posicionar a bolha na vertical, aleatoriamente, sem valor informativo.

Em “Tamanho da bolha da série”, preenchemos com a célula que contém o valor de importância do evento, naquela data. Neste caso, a importância representa o montante de dinheiro investido na campanha no ‘LinkedIn’.

Figura 6: Ajustando eixo do gráfico de bolha

Figura 6: Ajustando eixo do gráfico de bolha

Agora você deve obter um gráfico como na figura 6. Adicione as demais séries, seguindo o mesmo processo anterior, conforme a necessidade.

O gráfico de bolhas ajusta automaticamente a data para o maior e menor valor da sua série, que não condiz com o gráfico de linha, então, é necessário ajustar os eixos para que mantenha-os alinhados. Assim, como na figura 6, clique duas vezes sobre o eixo horizontal do gráfico.

Em “Opções do Eixo”, selecione a opção “Fixo” para “Mínimo” e “Máximo”. Para o valor mínimo e máximo insira a menor e a maior data da sua série de vendas, respectivamente. Clique uma vez, novamente, sobre o eixo horizontal do gráfico de bolha e exclua-o. Exclua, da mesma forma, os títulos, legendas, o eixo vertical e as linhas de grade, clicando sobre estes objetos e apagando-os (DELETE), para manter apenas as bolhas.

Selecione a área do gráfico e a área de plotagem e formate-a para “Sem Preenchimento”, mas mantenha o contorno (a borda). Aumente o gráfico de bolha de forma que a sua borda fique exatamente alinhada com a borda do gráfico de linhas. A figura 7 demonstra o resultado final, onde alteramos a cor da borda do gráfico de bolha para vermelho apenas para demonstrar como ele deve ficar alinhado com o gráfico de linhas.

Figura 7: Resultado de sobreposição de gráficos alinhados

Figura 7: Resultado de sobreposição de gráficos alinhados

Estilos para Marcadores

É possível estilizar as “bolhas-marcadores” no gráfico alterando as formatações convencionais de cor e transparência.

Figura 8: Estilo da bolha, tamanho máximo e imagem de preenchimento

Figura 8: Estilo da bolha, tamanho máximo e imagem de preenchimento

Podemos adicionar rótulos, clicando com o botão direito sobre a bolha e selecionando a opção “Adicionar Rótulos de Dados”. O rótulo automático irá trazer o valor de Y: “posição aleatória”. Você pode editá-lo, clicando sobre o rótulo com o botão direito e selecionando “Formatar Rótulos de Dados…”. Marque as opções que desejar visualizar no gráfico, como “Nome da Série”, “Valor de X” ou “Valor de Y”, e escolha o posicionamento em relação à bolha.

Para editar o estilo da bolha, clique sobre com o botão direito, escolha “Formatar Série de Dados…” ou “Formatar Ponto de Dados…” (se tiver escolhido uma bolha específica). Eu acho interessante, em alguns casos, reduzir o tamanho máximo da bolha, o que pode ser aplicado na opção “Dimensionar tamanho da bolha para:”.

Temos possibilidade de utilizar uma imagem de preenchimento da bolha, particularmente útil para identificá-la sem utilizar um rótulo padrão. Em “Preenchimento”, clique em “Preenchimento com imagem ou textura” e, em “Inserir de:”, clique em “Arquivo…”. Escolha a imagem que desejará utilizar como preenchimento da série.

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

3,154 total views, 1 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *