Unidades de Exibição em Gráficos do Excel


Quando criamos um gráfico temos como objetivo informar e ilustrar uma informação. Algumas vezes os dados são tão grandes e ocupam tantas casas decimais que dificulta esta transmissão de informação. São milhões, milhares, centenas de algum valor que ocupam muito espaço nos rótulos do eixo do gráfico ou nos rótulos de cada ponto  do seu gráfico.

Neste artigo, vamos levantar os benefícios de se apresentar menores dígitos em prol de uma apresentação gráfica melhor e mais visível para os destinatários da informação ou interlocutores da apresentação.

Por que alterar as unidades de exibição?

Observe os dois gráficos abaixo na figura 1. Quais dos dois gráficos oferecem uma melhor visualização da informação a ser passada?

Figura 1: Dois gráficos com unidades de exibição.

Figura 1: Dois gráficos com unidades de exibição.

O primeiro gráfico está formatado para exibir as unidades em milhões, ou seja, cada unidade do gráfico deve ser multiplicada por 1 milhão. Facilita muito a visualização, não?

Como alterar as unidades de exibição?

Como demonstrado na figura 2, para aplicar as unidades de exibição no gráfico, selecione o gráfico desejado, clique na guia superior “Layout” > “Eixos” > “Eixo Horizontal/Vertical” e escolha a opção de eixibição: em milhares, cententas, milhões etc.

Figura 2: Alterando as unidades de exibição.

Figura 2: Alterando as unidades de exibição.

 Para definir qual medida deverá ser utilizada, tenha em mente qual o valor mínimo, o valor máximo ou o valor médio da série de dados plotadas no gráfico. Se a maioria dos pontos demonstram valores na casa de milhares, não faz muito sentido utilizar as unidades de exibição em milhões.

É desta forma, que melhora-se a apresentação de um gráfico e os números nele contidos.

  

Se gostou compartilhe clicando nos botões abaixo e participe deixando um comentário com críticas, sugestões, complementação etc!

2,177 total views, 6 views today

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *